CulturaPrimeira Vista

50.ª revista Reis na rua

A 50.ª Revista Reis está na rua. A publicação viu a sua 1ª edição nascer em 1967, com o propósito de homenagear a maestrina Amélia Dias Simões.

Todavia, considerando o sucesso da edição, a publicação manteve-se, crescendo e desenvolvendo-se, ano após ano, cumprindo o desiderato de divulgar a cultura vareira com enfoque na tradição reiseira.

Em dezembro último, tiveram início na Câmara Municipal de Ovar as Comemorações da 50ª edição da Revista Reis, publicação anual editada pela Troupe JOC-LOC, numa cerimónia onde foram recordadas a sua origem, história e evolução. Nesta sessão intervieram alguns dos principais mentores da Revista, designadamente, João Costa, Manuel Pires Bastos, Emerenciano e Manuel Catalão.

Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, enalteceu o trabalho de quem ao longo de 50 anos contribuiu para que a Revista fosse uma realidade, sublinhado que “mais do que um projecto editorial, a Revista Reis é um projecto de intervenção na sociedade, é uma visão anual sobre o nosso concelho”.

As Comemorações da 50.ª edição da Revista Reis culminarão com um evento no dia 09 de abril deste ano.

antónio dias simões casa

A revista acompanha a Troupe da JOC/LOC nas suas incursões da época. Veja aqui o vídeo apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar em 9 de Dezembro de 2015, durante as comemorações da 50.ª edição da revista Reis.

A propósito da tradição que a comunidade vareira hoje celebra, respigamos uma conferência proferida por Deolinda Cascais Lopes Palavra, no fecho das Comemorações do 1.º Centenário do nascimento do poeta Dias Simões, ocorrido em 18 de Novembro de 1970, no Colégio de Nossa Senhora da Esperança, posteriormente Liceu de Ovar e actualmente Escola Secundária Júlio Dinis. O texto seria dado à estampa na Revista Reis de 1971.
Ler mais aqui. (Actualizado)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo