CulturaPrimeira VistaVerão 2022

Esta águia-sapeira é um espanto e fica em Pardilhó!

Bordalo II criou mais um “Big Trash Animal”, da série de animais feitos de lixo. Desta vez, deu vida a uma nova ave, a águia-sapeira, junto ao Cais da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó.

Bordalo II foi um dos nomes fortes desta edição do ESTAU – EStarreja Arte Urbana e regressou para criar mais um “Big Trash Animal”, da série de animais feitos de lixo que o artista tem espalhado por todo o mundo.

O autor do Guarda-Rios (Parque Municipal do Antuã/2015), peça que precipitou e fez voar o ESTAU em 2016, deu vida a uma nova ave, a águia-sapeira, questionando uma vez mais a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de “lixo” e, consequentemente, na destruição do nosso Planeta.

Pela sua forte ligação a um ecossistema importantíssimo para a região, a Ria de Aveiro, é na vila de Pardilhó que pode admirar esta peça de arte, mais concretamente no Cais da Ribeira de Aldeia.

O trabalho concretizou-se no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”.

Artur Bordalo nasceu em Lisboa em 1987 e o seu nome artístico Bordalo II surge de uma homenagem ao seu avô, o pintor e artista plástico Real Bordalo.

Bordalo II usa lixo que encontra nas ruas e com ele constrói esculturas que nos mostram que “o lixo de uns é o tesouro de outros”, neste caso, é arte.

Exposição em nome próprio
O artista português inaugura dia 8 de outubro uma exposição a solo, a primeira desde 2019.

Cerca de 115 toneladas de lixo deram origem a imensas obras espalhadas pelo mundo da autoria de Artur Bordalo, conhecido no meio artístico por Bordalo II. As suas obras são inconfundíveis pelas cores, materiais e tamanho que apresentam.

Depois de São Francisco (2018) e Paris (2019), o artista plástico português regressa a Lisboa com a exposição EVILUTION, uma exposição a solo preparada nos últimos tempos, como diz na sua página de Instagram e na de Facebook.

Com inauguração marcada para dia 8 de outubro, a exposição estará presente no Edu Hub Lisbon, na Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, até dia 11 de dezembro. A entrada é gratuita e poderá ser vista entre as 14h e as 20h, de quarta a domingo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo