Cultura

DGArtes divulga apoios a casas da cultura da região

Ílhavo, Estarreja e Águeda em destaque

A Casa da Cultura de Ílhavo, equipamento do projecto cultural 23 Milhas, obteve a pontuação máxima entre os 38 espaços culturais que vão receber apoio no âmbito do Concurso Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, numa candidatura que avaliou o plano de programação, entidade e equipa, viabilidade da candidatura e objectivos para a temporada 2022-2025.

Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado, através da Direcção Geral das Artes, é atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50% assegurados pela entidade gestora do equipamento, que é, neste caso, o Município de Ílhavo.

Assim, a Casa da Cultura de Ílhavo receberá 200 mil euros anuais até 2025.

Na região, o Teatro Aveirense vai receber 150 mil euros, o Cineteatro de Estarreja e o Centro das Artes de Águeda 100 mil e o CAE, de Sever do Vouga foi contemplado com 50 mil euros.

Ap Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas; destas foram excluídas 4 em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas.

As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta o seu plano de acção, a diversidade e relevância da sua programação, equipa, objetivos, comunicação e acessibilidade.

A candidatura contemplava uma proposta de programação para os próximos anos, da qual se destacaram, segundo o documento da decisão, a “inovação, originalidade e diversidade” da programação em diversas áreas e frentes como a música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, residências artísticas, mediação e formação.

A deliberação prevê a atribuição de apoios entre os 50 e os 200 mil euros anuais, durante quatro anos, em 35 NUTS III do país.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo