Cultura

Este olhar está a conquistar o mundo

O fotógrafo murtosense, Jorge Bacelar, foi novamente premiado, desta vez, no concurso “Travel Photographer of the Year 2020”, vencendo na categoria “People’s Choice”, arrecadando o título de vice-campeão na categoria Portfólio “People of the World”. A fotografia premiada mostra um agricultor abraçado, de olhos cerrados, a uma cabra que, por seu lado, o olha enternecedoramente

Jorge Bacelar faz clínica de campo e visita muitos locais todos os dias, guardando fotografias dos agricultores com quem contacta. “Quando estou numa exploração é que me surge a ideia, seja inspirada nos frutos, nos animais recém-nascidos ou não, nas plantas e nesses momentos estou concentrado e a viver aquilo que considero único, porque gosto de retratar os meus agricultores, enaltecê-los e homenageá-los desta forma, pois merecem”, disse, em recente entrevista à rádio “Observador”.

Jorge Bacelar exerce clínica de espécies pecuárias há mais de vinte anos. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.
Tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017.

Pertence aos órgãos sociais do Museu de Ovar e é frequentemente convidado a participar em exposições individuais e em programas televisivos culturais para falar do seu trabalho fotográfico.
O Travel Photographer Of The Year (TPOTY) é um dos mais importantes concursos de fotografia de viagem do mundo. O grande vencedor desta edição foi Vladimir Alekseev, da Rússia.
A competição criada em Inglaterra, em 2003, recebe, anualmente, milhares de imagens fotográficas, oriundas de dezenas de países. Nesta última edição, contou com várias imagens de agricultores da região de Aveiro, cujos rostos têm vindo a ser fotografos pelo veterinário-fotógrafo da Murtosa.

“Ruralidades” é o livro que reúne as incríveis fotografias das gentes do campo, que parecem pinturas com uma dimensão bíblica, do veterinário já considerado o principal retratista da ruralidade portuguesa, que tem acumulado prémios e distinções internacionais como nenhum outro fotógrafo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo