CulturaPrimeira Vista

Fachada da Igreja de Válega vai ser recuperada

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Vai avançar a recuperação da fachada principal da Igreja de Válega, avaliada em 12.300 euros, englobando trabalhos ao nível da conservação e restauro do revestimento azulejar, a conservação da cantaria, entre outros.

A Câmara Municipal de Ovar já aprovou o apoio, a 100%, à Fábrica da Igreja de Válega, para a implementação da obra, um ex-libris do turismo religioso do concelho, que importa recuperar e conservar pelas suas características ímpares, cujos trabalhos serão devidamente acompanhados pelo Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo da Câmara Municipal de Ovar, atendendo às especificidades da obra.

Recorde-se que, o actual edifício da Igreja Matriz de Válega começou a ser construído em 1746, tendo a obra demorado mais de um século a ser concluída. A igreja é ampla e elevada com a torre sineira integrada na fachada. A frontaria está completamente revestida a azulejos policromáticos da fábrica Aleluia, colocados em 1960, com temas figurativos de origem bíblica. O interior, igualmente revestido com azulejos policromados, apresenta os tetos cobertos com madeiras exóticas, tendo sido doadas em meados do século XX pela Família Lopes.

Os vitrais, concebidos em Madrid, foram oferta do Comendador António Augusto da Silva, datáveis dos anos 60 do século XX.
A Igreja de Válega é um ex-libris do património religioso vareiro, um espaço muito procurado e visitado por turistas nacionais e internacionais e que tem sido igualmente presença assídua em vários meios de comunicação social, fruto de uma estratégia de promoção turística desenvolvida pela autarquia.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo