LocalPrimeira Vista

Esmoriz: Comandante Jacinto Reis tomou posse

Jacinto Reis tomou posse como comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sucedendo ao comandante Artur Jorge Ferreira.
A cerimónia foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo Miguel Aguiar Soares, presidente da Federação dos Bombeiros de Aveiro.

Em Janeiro, quando foi convidado para assumir cargo, Jacinto Reis exigiu uma votação escreta entre os operacionais a qual foi aprovada praticamente por unanimidade. Na sua intervenção de tomada de posse, o novo comandante acrescebtou algumas características de base que, na sua óptica, “têm que existir para se concretizar esta estratégia: Sem Esforço Não Há Glória”. E mais: “Rigor, ambição, disciplina e resiliência, valores sem os quais não vamos conseguir, o caminho vai ser árduo mas eu conto com todos”.

O objectivo do seu mandato é sempre “o engrandecimento da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz a nível Nacional e Internacional para que consigamos retirar recursos de ordem operacional e financeiros que possibilitem o melhor desempenho da missão”. Por outro lado, o segundo pilar será a “melhoria continua da operacionalidade através de treino e formação”.

Com estes dois pilares associados a uma pirâmide que no topo tem a missão o elemento de ligação será a sustentabilidade, ou seja, sustentabilidade financeira associada à operacionalidade.

O novo comandante entrou para o corpo de bombeiros em 1999, com apenas 14 anos, tendo sido promovido a Bombeiro de 3.ª em 2004. É licenciado em Ciências de Engenharia Mecânica, Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e MBA pelo Porto Business School. Realizou diversas acções de formação especializadas no estrangeiro e integrou em 2019 a AHBVFeira onde prestou provas para ingresso na carreira de Oficial Bombeiro tendo ingressado na carreira de oficial bombeiro de 2.ª.
Jacinto Reis é o coordenador técnico-ciêntifico do projecto de investigação e desenvolvimento Eco Camões, que criou o veículo de combate a incêndio 100% eléctrico e não tripulado que ganhou o 1.º Prémio de Inovação na última edição da SEGUREX. Recorde-se que o projecto foi promovido pela Jacinto Marques de Oliveira, Sucurs, Lda, de Esmoriz, e foi apoiado pelo programa COMPETE 2020
Na sessão, o presdiente da direcção, Fernando Cardoso revelou que a prenda que pediu a Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, por ocasião das comemorações do 90º aniversário da AHBVE, está bem encaminhada. “Já colheu a concordância formal, tendo sido já remetido à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Liga dos Bombeiros Portugueses a respectiva declaração para atribuição da 2ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP) ao nosso corpo de Bombeiros”. A AHBVE fica a aguardar pela aprovação da ANEPC.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo