CiclismoDesporto

Fábio Fernandes é Campeão Nacional de Contrarrelógio em Juniores

Fábio Fernandes, da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Ovar, sagrou-se este sábado, dia 17, em Paredes, Campeão Nacional de Contrarrelógio na categoria de Juniores. Já Marisa Ferreira, ao ser a segunda mais veloz a concluir este esforço individual na categoria de Cadetes Femininas, é Vice-Campeã da especialidade. No domingo os Nacionais prosseguiram, desta vez com a Prova de Fundo para Cadetes e Juniores Masculinos, escalões onde os atletas da EFAPEL estiveram em bom plano.

Todas as categorias em competição enfrentaram no sábado um contrarrelógio de 12,7 km, que partiu do Parque Urbano de Paredes, o mesmo local onde terminou a prova. Fábio Fernandes foi o mais rápido dos Juniores, concluindo o percurso em 17m29s.
“Esta vitória tem um sabor muito especial visto ser algo que já ambicionava há bastante tempo. No ano passado vi este título fugir por cerca de 3 segundos. A prova deste fim-de-semana foi bastante difícil devido ao percurso, às condições climatéricas e ainda à grande qualidade dos adversários. No entanto, consegui alcançar este grande objectivo que era o Campeonato Nacional de Contrarrelógio 2019. É um orgulho fazer parte da EFAPEL, esta ‘Família’ que tanto me apoia e que tudo faz para o nosso bem. Muito obrigado a todos!”, disse Fábio Fernandes.

Jorge Henriques, director da Escola de Ciclismo da EFAPEL, explicou que “num fim-de-semana dedicado aos Campeonatos Nacionais de Estrada, provas em que o fator ‘individual’ é o que prevalece, estabelecemos alguns objetivos importantes. Nesta época havíamos definido com o Fábio esta competição de contrarrelógio como um dos principais momentos, depois de em 2018 ter ficado apenas a 3 segundos do titulo”.
Para o dirigente, os três atletas convocados estiveram à altura dos objetivos propostos, que passavam por colocar os três no Top 15. Assim aconteceu, com o Campeão Nacional, Diogo Almeida na 8.ª posição e Ricardo Simões em 11.º lugar.

Nos Cadetes Femininos “apenas nos fizemos apresentar com Marisa Ferreira, com quem trabalhámos intensamente nas últimas duas semanas esta prova e o resultado está aí, Vice-Campeã Nacional e apenas a 15 segundos do título”, concluiu Jorge Henriques.

Cadetes da EFAPEL em bom plano nos
Campeonatos Nacionais

Relativamente aos Cadetes da EFAPEL, no Contrarrelógio também apresentaram uma boa prestação com Tomás Mineiro, a realizar o 7.º melhor tempo, Gabriel Ferreira 18.º e João Machado 29.º classificado. Domingo a prova em linha ligou Lordelo a um duro circuito na Rebordosa. Além das dificuldades do percurso, a chuva apareceu para dificultar a tarefa de todos originando várias quedas, que embora não afectando directamente a equipa contribuíram para vários cortes no pelotão, nos quais ficaram alguns atletas EFAPEL. Destaque para Tomás Mineiro e João Machado, que terminaram no 21.º e 53.º lugar, respectivamente.

Juniores colocam atleta no Top 10 da
Prova de Fundo dos Nacionais

Já os Juniores, na Prova de Fundo tinham como principal objectivo colocar pelo menos um atleta no Top 10, objectivo conseguido através de Diogo Almeida, que esteve sempre muito activo nesta difícil corrida, que concluiu na 8.ª posição da Geral.
Num percurso bastante exigente, Diogo e demais atletas da equipa estiveram em várias tentativas de fuga. No entanto, a 50 km do final deu-se a fuga que viria a ditar o vencedor da prova onde se encontrava o nosso atleta, que sempre se defendeu entre os adversários, tentando inclusive a sua sorte a solo, mas com a maior experiência de alguns adversários e por se encontrar em desigualdade representativa nesta fuga, acabou por num sprint vigoroso conseguir em Rebordosa a 8.ª posição, após os 116 km de percurso.

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATO NACIONAL DE ESTRADA PARA CADETES E JUNIORES
CLASSIFICAÇÃO CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL CADETES MASCULINOS
Paredes – Paredes: 12,7 km – CRI
1.º António Morgado (Anipura-GDM-Escola Alexandre Ruas), 19m08s
7.º Tomás Mineiro (EFAPEL – Escola Ovar), 20m03s
18.º Gabriel Ferreira (EFAPEL – Escola Ovar), 20m28s
29.º João Machado (EFAPEL – Escola Ovar), 21m30s

CLASSIFICAÇÃO CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL CADETES FEMININOS
Paredes – Paredes: 12,7 km – CRI
1.º Beatriz Roxo (Maiatos), 22m22s
7.º Marisa Ferreira (EFAPEL – Escola Ovar), 22m37s

CLASSIFICAÇÃO CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL JUNIORES MASCULINOS
Paredes – Paredes: 12,7 km – CRI
1.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), 17m29s
8.º Diogo Almeida (EFAPEL – Escola Ovar), 18m48s
11.º Ricardo Simões (EFAPEL – Escola Ovar), 19m00s

CLASSIFICAÇÃO PROVA DE FUNDO CADETES MASCULINOS
Lordelo – Rebordosa: 75,9 km – Circuito
1.º António Morgado (Anipura-GDM-Escola Alexandre Ruas), 02h04m46s
21.º Tomás Mineiro (EFAPEL – Escola Ovar), a 08m29s
53.º João Machado (EFAPEL – Escola Ovar), a 13m05s
DNF Rúben Moreira (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Filipe Graça (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Gabriel Ferreira (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Bruno Rodrigues (EFAPEL – Escola Ovar)

CLASSIFICAÇÃO PROVA DE FUNDO JUNIORES MASCULINOS
Lordelo – Rebordosa: 116,2 km – Circuito
1.º Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), 03h05m59s
8.º Diogo Almeida (EFAPEL – Escola Ovar), a 04m29s
37.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), a 09m02s
41.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), a 13m32s
DNF Bruno Matos (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Samuel Oliveira (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Ricardo Simões (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Vasco Teixeira (EFAPEL – Escola Ovar)

Volta a Portugal de Juniores disputada entre
quinta-feira e domingo

A 14.ª edição da Volta a Portugal de Juniores vai para a estrada entre quinta-feira, dia 22 e domingo, 25 de agosto. São quatro dias de competição, onde os atletas vão percorrer um total de 365,9 km, num pelotão que conta com 167 corredores representantes de 25 equipas. Às 19 formações portuguesas vão juntar-se quatro espanholas, uma belga e uma colombiana.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo