Cultura

FC Portugal vencedor na maior competição robótica do mundo

A equipa FC Portugal, parceria entre as universidades de Aveiro e Porto, sagrou-se campeã mundial na Liga de Simulação 3D, no RoboCup 2022, que decorreu na Tailândia. Nesta Liga, equipas de 11 robôs humanoides simulados, totalmente autónomos, jogam futebol entre si. A conquista rompeu o domínio dos EUA nesta Liga que já durava há vários anos. Participaram nessa competição 10 equipas oriundas da Alemanha, Brasil, China, EUA, França e India, para além de Portugal.

O RoboCup 2022 (https://2022.robocup.org/) decorreu em Banguecoque, Tailândia, de 13 a 17 de julho. O RoboCup é a mais importante competição mundial de robôs e tem como objetivo principal promover a investigação e desenvolvimento em Robótica e em Inteligência Artificial. Para esse fim, desafia equipas de universidades de todo o mundo para competirem em vários domínios, como por exemplo o Futebol Robótico, os robôs domésticos e industriais ou missões de socorro e salvamento com robôs.

A competição teve a sua primeira edição em 1997 em Nagoia, Japão, e decorre anualmente, desde então, em vários países e continentes. O objetivo estabelecido para o Futebol Robótico é que, em 2050, exista uma equipa de robôs humanoides que ganhe à seleção vencedora do mundial de futebol desse ano.

A participação portuguesa no RoboCup 2022 foi constituída pelas equipas FC Portugal, parceria das universidades do Porto e Aveiro, e pela equipa CENFIM OAZ do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Oliveira de Azeméis (RoboCup Junior).

O domínio da equipa FC Portugal nesta competição mundial esteve bem patente durante a final, onde a FC Portugal venceu a equipa alemã magmaOffenburg por de 6-1 (https://archive.robocup.info/CIP/RoboCup2022/Simulation3D/replays/Elimination/Final/ ). O domínio da equipa FC Portugal nesta Liga foi também evidente nas vitórias obtidas no Free/Scientific Challenge e no (Technical) Fat Proxy Challenge, ou seja, a FC Portugal ganhou a competição principal de futebol e também todos os outros desafios da Liga.

A equipa FC Portugal é um projeto conjunto da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro (UA) que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo