Cultura

Festival de Cinema de Avanca no Euroshorts na Bulgária

 

O Festival de Cinema AVANCA 2016, integrando o Euroshorts, vai estar presente no “IN The Palace Sofia International Short Film Festival” que decorre entre 9 e 13 de dezembro na Bulgária.
O AVANCA 2016 é um dos festivais parceiros do Euroshorts, uma rede europeia de 9 festivais de cinema voltados para a curta-metragem, da qual fazem parte também os seguintes festivais: In The Palace International Short Film Festival (Bulgária), Filmhafizasi (Turquia), Tabor Film Festival (Croácia), Glasgow Short Film Festival (Reino Unido), Sedicicorto (Itália), BuSho Film Festival (Hungria), Reus European Short Film Festival (Espanha) e Wiz-Art – Lviv International Short Film Festival Wiz-Art (Ucrânia).

A rede Euroshorts estará presente no mercado de filmes, apresentando os 9 festivais pertencente à rede assim como as 8 curtas-metragens através do seu álbum Euroshorts.
O filme “Killies” realizado por David Rebordão e coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo, será o representante português presente nesta seleção de curtas europeias.
“Killies” fala de um novo conceito de entretenimento ultra-violento. Um plano bem engendrado que contém todos os ingredientes para se tornar num banho de sangue, transmitido em “livestream”, para que todos possam assistir. Um filme que promete chocar e que terrivelmente parece muito atual.

O álbum conta ainda com os filmes: ARTUN de Gudmundur Arnar (Islândia), DIRECTED BY TWEEDIE de Duncan Cowles (Reino Unido), GETTING FAT IN A HEALTHY WAY de Kevork Aslanyan (Bulgária), ICE CREAM de Serhat Karaaslan (Turquia), MOM’S CALLING de Deyan Bararev (Bulgária), STY de Árpád Hermán (Hungria) e THE RUNNER de Peter Cerovšek, Nataša Čiča, Toma Zidić (Eslovénia, Croácia).
Além da participação no mercado de filmes, o festival AVANCA 2016 estará representado por Rita Capucho num júri do festival “In the Palace”.

O AVANCA 2016, que irá decorrer na última semana de julho, comemorará nesse ano a sua edição número 20. Sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, tem tido o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta