Cultura

Centro Comunitário de Esmoriz distinguido com prémio BPI

O Centro Comunitário de Esmoriz é um dos 31 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos distinguidos no âmbito da 14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar.

Glglobalmente, os vencedores vão receber apoios de 1.072.820 euros. O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Os projetos hoje distinguidos pretendem dar respostas a necessidades sociais prementes, nomeadamente: o aumento da empregabilidade; o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio ou de teleassistência; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e iniciativas que promovam a autonomia, nomeadamente atividades desportivas, artísticas e de entretenimento.

O relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022”, do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP), indica-nos que, em 2021, quase um terço (30,5%) das pessoas com deficiência encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social. Um número que contrasta com os 18,8% de pessoas sem deficiência da mesma idade (16-64 anos) em risco de pobreza.

O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo