DesportoPrimeira Vista

Distinguido pela UFO, Carlos Leite gostaria de ir à Austrália

Homem dedicado ao desporto há mais de 53 anos, Carlos Leite foi pela primeira vez agraciado por uma autarquia na segunda-feira, quando o presidente da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO), Bruno Oliveira, lhe entregou um Voto de Louvor pela conquista do título de Campeão Nacional de Duatlo, em prova realizada em Alcoentre, Santarém, no passado dia 8 de Fevereiro.

“Sou aqui da terra, nasci cá, dou o corpo ao manifesto por ela, mas nunca antes se lembraram de mim”, comentou o veterano atleta no momento de receber a distinção aprovada por unanimidade pelo executivo da UFO.

Carlos Leite, de 73 anos, colecciona títulos, tendo sido campeão nacional, na sua categoria, por 16 vezes. Neste momento, está a preparar-se para representar as cores nacionais nos Campeonatos da Europa de Duatlo, que se realizam nos dias 25 e 26 de Abril, em Alcobendas, Madrid. E ainda se sente em forma para ir mais “longe”.

“Gostava muito de ir ao Campeonato do Mundo que se disputa em Adelaide, na Austrália, mas não há verba e ficarei por cá”. Recorde-se que Carlos Leite já foi Campeão do Mundo, na Madeira, em 2004, e da Europa, em 2008, em Lisboa.

A paixão pelo desporto do atleta ovarense vem de longe. “Já fui campeão de futebol, andebol, ciclismo, voleibol e até de “ping-pong”, quando estive a cumprir serviço militar em Macau”, conta.

O duatlo é uma paixão mais recente. “Estive a fazer duatlo na Ovarense, durante seis anos, até 2003, depois passei para o Vitória Racing de Ovar, nos anos de 2004 e 2005, e agora estou na Ribeira, há dez anos”. “Temos sempre muitas dificuldades para arranjar apoios, mas lá vamos andando”, acrescenta.

O veterano atleta dedicou o Voto de Louvor recebido à esposa, que o acompanhou na cerimónia, com quem se encontra casado há 46 anos, mas realça que “já praticava desporto antes de casar”.

Antes de se despedir deixou um conselho: “Na vez de andar noutros vícios, praticar desporto é bom e faz bem à saúde”.

Para Bruno Oliveira, presidente da UFO, “é sempre um prazer distinguir um homem da nossa terra, que defende as cores de uma colectividade local”. Em nome do executivo, sublinhou que “para nós é uma satisfação e uma honra muito grandes ter entre nós um Campeão Nacional”.

Mais: Bruno Oliveira congratulou-se por ser “a única autarquia a fazer um reconhecimento público pelos êxitos desportivos alcançados pelo Carlos Leite”.

Segundo Carlos Veiros, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Ribeira, “o mais importante é a valorização e o incentivo que se dá ao desporto e, por isso, esta atitude da UFO é de louvar”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo