LocalSlider

Fundador do Ramada agraciado a título póstumo a 25 de Julho

A lista dos distinguidos com a Medalha de Ouro do Município de Ovar e com as Medalhas de Mérito Municipal – Ouro, Prata e Cobre – já se encontra aprovada, com destaque para Francisco Ramada, fundador da F. Ramada, empresa que, este ano, celebra 80 anos, será agraciado a título póstumo.

Em 2015, as medalhas serão entregues na Sessão Solene das Comemorações do Dia do Município, no próximo dia 25 de julho.

De referir que, nos termos do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Ovar, a Medalha de Ouro do Município de Ovar é atribuída a “pessoas individuais ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado ao Município de Ovar serviços altamente relevantes nos diversos domínios de actividade humana, dos quais resultem grandes benefícios colectivos para os seus munícipes e contribuições honorosas para o bom nome de Ovar”. Por outro lado, a “Medalha de Mérito Municipal destina-se a agraciar pessoas individuais ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos actos resulte o aumento de prestígio do Município, melhoria das condições de vida da sua população ou contribuições relevantes nos campos da ciência, do ensino, da cultura, da arte ou do desporto. A Medalha de Mérito Municipal é de ouro, de prata ou de cobre, conforme o valor relativo dos actos praticados”.

Para Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal, a atribuição destas medalhas é o reconhecimento público do contributo dado ao Município de Ovar e às suas gentes, quer através da promoção do território vareiro, quer pela atividade profissional ou associativa desempenhada.
“Atribuímos estas medalhas, num gesto simbólico de gratidão e reconhecimento públicos pelo trabalho e pelo contributo daqueles que dedicam ou já dedicaram parte das suas vidas ao Município de Ovar, contribuindo para a afirmação e prestígio do nosso território. Distinguimos pessoas e personalidades que são credoras do nosso respeito e público louvor”, conclui o autarca.

Medalha de Ouro do Município de Ovar
. Francisco Ramada (póstumo)
(Fundador do F. Ramada, empresa que, em 2015, celebra 80 anos)

Medalha Mérito Municipal Ouro
. Maria Helena de Meneses Borges Lopes
(Fundadora do Colégio Nossa Senhora da Esperança, atual Escola Secundária Júlio Dinis, que festejou 50 anos no ano anterior)
. Beatriz dos Santos Campos (póstumo)
(Artista vareira, nascida em 14 de outubro de 1915. Celebração do 1º centenário)

Medalha Mérito Municipal Prata
. Dinocrato Formigal e Costa
(Presidente da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Ovar)
. Carlos Borges
(Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar)
. David de Oliveira Ferrão
(Pescador e representante da Arte Xávega)
Medalha Municipal de Cobre
. Miguel Gomes
(Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz)
. João Duarte
(Presidente cessante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ovar)

Medalha Municipal de Cobre – 25 anos de atividade cultural, social e/ou desportiva
. Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça
. Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz
. Associação de Reformados e Pensionistas de Cortegaça
. Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Bairro da Misericórdia
. Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Vicente de Pereira

Esta proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal na última reunião do executivo, no passado dia 2 de julho, tendo sido aprovada por unanimidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta