DesportoPrimeira Vista

Futebol: A reorganização do futebol na distrital de Aveiro

Ovarense e SV de Pereira, clubes do concelho de Ovar envolvidos na luta pela entrada na recém-criada divisão pró-nacional, não vão encontrar-se, já que apenas a equipa de Ovar garantiu esse direito desportivo, enquanto que o SV de Pereira, que estava na 2.ª divisão, vai disputar a 1.ª divisão.

Com a reorganização dos campeonatos, a recém-criada divisão pró-nacional vai ficar com um naipe de concorrentes de peso. Por cada equipa de Aveiro que sobe ao nacional (ao Recreio de Águeda, há um ano, sucedeu o Espinho em 2017), duas têm sido despromovidas, nas épocas mais recentes, ao principal escalão distrital (Lourosa e Bustelo há um ano, desta vez Pampilhosa e Estarreja).

Com a criação da divisão pró-nacional, a Associação de Futebol de Aveiro está a seguir orientações da Federação Portuguesa de Futebol desde que este organismo quis acabar com a 3ª divisão nacional. A 1ª divisão, tal como estava, nada tinha a ver com a 1ª divisão antiga em termos de competitividade, quando muitos clubes do distrito que hoje militam no distrital tinha permanência regular naquele escalão nacional.

Na futura 1ª distrital, que é disputada numa única série de 18 clubes (tal como a pró-nacional) enfrentarão um campeonato mais competitivo que o anterior, devido à diferença notória de qualidade entre as equipas que competem no mais baixo escalão.

A 2ª divisão distrital é na prática um terceiro escalão, com a mesma designação e disputado nos mesmos moldes, ou seja por séries – dependendo o número de séries do número de clubes que se inscrevam.

Divisão pro-nacional (18 equipas) – Pampilhosa e Estarreja (despromovidos do nacional), União de Lamas, São João de Ver, Beira Mar, Esmoriz, Lourosa, Bustelo, Alba, Avanca, Paivense, Fiães, Alvarenga e Carregosense (mantêm-se da 1ª divisão), Ovarense, Canedo, Vista Alegre e Famalicão (promovidos da 2ª distrital).

1ª divisão distrital (18 equipas) – Oliveira do Bairro, Cucujães, Romariz, Mealhada e Milheiroense (despromovidos da 1ª divisão), Mansores, Mosteirô e EF Rui Dolores (série A da 2ª distrital), São Vicente Pereira, Mosteirô FC e Macieirense (série B da 2ª distrital), Fermentelos, Oiã e Mourisquense (série C da 2ª distrital), Calvão, JuveForce e Carqueijo (série D da 2ª distrital) e Paços de Brandão (5º classificado da série A e vencedor do apuramento entre os quintos classificados).Valecambrense, Estarreja B e Bustos, que tinham sido os quintos classificados das séries B, C e D, não lograram o apuramento ao classificarem-se em 2º, 4º e 3º lugar no mini campeonato realizado. Poderão ser repescados, por ordem da classificação, caso haja desistências de um dos clubes participantes na prova.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo