CulturaPrimeira Vista

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove peditório nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar o seu Peditório Nacional entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2015. A iniciativa é a mais importante fonte de financiamento da instituição, nomeadamente para dar resposta aos cada vez mais frequentes pedidos de apoio.

A importância de saber a que se destinam as verbas angariadas motivou uma campanha do Núcleo Regional do Centro, na qual se associam vários serviços e objetivos da LPCC a nomes e rostos que representam desde o voluntariado hospitalar e comunitário, ao apoio à investigação científica e a realização de ações de Educação para a Saúde, passando pelo Programa de Rastreio do Cancro da Mama e um exemplo de voluntariado entre pares, o Movimento Vencer e Viver.

A familiar imagem de Armando Silva (voluntário hospitalar da LPCC no IPO de Coimbra) surge ao lado de Conceição Santos, mostrando uma presença disponível e atenta dos voluntários no IPO de Coimbra e recentemente também no CHUC. Olga Braz Pereira e Maria Estela Garcia, duas mulheres unidas pela ocorrência do cancro da mama simbolizam a importância do apoio emocional à mulher, familiares e amigos prestado por quem já passou pela mesma situação. Aurélio Nascimento, voluntário comunitário há mais de 40 anos em Tondela, e Diogo Santos, jovem monitor que colabora com o Centro de Voluntariado Ocupacional, provam que a luta contra o cancro aproxima gerações. Cátia Nevado é aqui rosto do Programa de Rastreio do Cancro da Mama, onde Maria de Lurdes Palaio detectou a doença que tão importante é diagnosticar precocemente.

A importância dada à investigação é transmitida pela parceria de Cátia Domingues, bolseira da LPCC, e Isabel Nina, que simboliza os doentes a quem se destina inovação e os incentivos na luta contra o cancro. E porque é importante sensibilizar em todas as idades, a muito jovem Maria Luísa da Silva, que ganhou um prémio por uma composição sobre os malefícios do tabaco, aparece junto a Maria Manuela Mansilha, uma das muitas professoras que sensibilizam para a prevenção do cancro.
Ao objectivo de mostrar a grande diversidade de fins a que se destinam as verbas, aliou-se o apelo à inscrição como voluntário neste peditório, para o qual o Núcleo Regional do Centro da LPCC contou com uma massiva colaboração da imprensa escrita local e regional.

O desafio é ser um dos rostos que, num exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade, está nas ruas entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Para o efeito, os interessados em inscreverem-se como voluntários podem consultar a página da Liga Portuguesa Contra o Cancro, aqui, onde é disponibilizado um formulário online, ou podem contactar directamente pelo email [email protected] ou do telefone 239 487 490 e telemóvel 918 539 741.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo