CulturaPrimeira Vista

Centro Comunitário de Esmoriz: 23 anos ao serviço da comunidade

O Centro Comunitário de Esmoriz completou 23 anos de serviço à comunidade no passado dia 21. Nos primeiros anos mais centrado em Esmoriz e Cortegaça, agora abrange as diferentes freguesias do Concelho de Ovar, nos seus diferentes serviços e projetos.
“Nestes 23 anos, temos a certeza que desenvolvemos um verdadeiro trabalho comunitário e que conseguimos contribuir para a melhoria de vida de muitas das nossas pessoas…. e isto é a nossa maior alegria e a energia que precisamos para continuar”, realça e diretora técnica Jacinta Valente.
O tempo é de festa mas o trabalho não pode parar. Anteontem, O centro lançou uma campanha de sensibilização contra a Violência Doméstica que pretende atualizar provérbios tradicionais portugueses que podem considerar-se incitado­res de comportamentos de violência doméstica, desigualdade e abuso.
Segundo a diretora técnica da instituição particular de solidariedade social (IPSS), a campanha de sensibilização designa-se por “(𝑹𝑬)𝑺𝑺𝑰𝑮𝑵𝑰𝑭𝑰𝑪𝑨𝑹, (𝑹𝑬)𝑷𝑬𝑵𝑺𝑨𝑹, (𝑹𝑬)𝑨𝑮𝑰𝑹”. Recorrendo aos provérbios populares que frequentemente transmitem estereótipos de género e a seis ilustrações da autoria de 𝗕𝗿𝘂𝗻𝗼 𝗚𝗮𝘀𝗽𝗮𝗿, procura sensibilizar a comunidade para a problemática da violência contra as mulheres nas suas diferentes formas: física, psicológica, sexual e social, reforçando a necessidade da sua prevenção e denúncia de todas as formas de repressão, discriminação e violência.
Antes ainda, a 26 de outubro de 2023, a IPSS esmorizense iniciou um outro projeto intitulado “Fora de Portas”, financiado pelo Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2023. Surgiu da necessidade que a Instituição sente, desde longa data, de desenvolver uma intervenção de proximidade ao nível da saúde mental, esta última agravada pela crise económica e social atual, contribuindo para um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental.
Durante 12 meses, o projeto “Fora de Portas” pretende intervir em todo o Concelho de Ovar, junto da população vulnerável e fragilizada, visando proporcionar acompanhamento psicológico gratuito, que potencie uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar geral e emocional das pessoas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo