CulturaPrimeira Vista

Geminação Ovar-Phitiviers: Duas décadas de geminação

No âmbito da geminação Ovar – Pithiviers, decorreu mais um encontro de cidadãos de ambas as cidades, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, na cidade francesa, o qual foi marcado pela celebração do 20º aniversário da geminação. Para além de uma receção na Câmara Municipal de Pithiviers, a comitiva vareira, liderada por Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, foi composta por Filipe Faria, arquiteto vareiro que tem sido o organizador destes encontros de cidadãos em Ovar, pelo Grupo de Bandolins de Esmoriz e pelo Grupo Chorinho Vareiro, que participaram num concerto no Théâtre de Donjon.
O ponto alto deste Encontro de Cidadãos teve lugar no sábado, com a receção da comitiva portuguesa na Câmara Municipal de Pithiviers, que contou com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, e com um magnífico concerto no Théâtre de Donjon com músicos portugueses e franceses.

La Chorale Cantilène foi a primeira a subir ao palco, seguindo-se a cantora brasileira Daniela Rezende, o Ensemble Aleixo do Grupo de Bandolins de Esmoriz, o Jazz Harmony da Orchestre d’Harmonie de Pithiviers e o Grupo Chorinho Vareiro. Este foi um concerto aclamado pelo público presente e que teve honras de primeira página na imprensa daquela região francesa.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, considera que este tipo de encontros entre as duas cidades “são muito importantes pois contribuem para a partilha de experiências, bem como para a promoção e divulgação da cultura e tradições de ambas as localidades e foi uma honra contribuir para o desenvolvimento desta geminação que queremos continuar a potenciar”.

Recorde-se que a geminação Ovar/Pithiviers remonta a 1993, data em que a Câmara Municipal de Ovar assinou a respetiva Carta de Geminação e, aquando do primeiro encontro, em 1994, Pithiviers assina a mesma Carta. No âmbito desta geminação são organizadas visitas regulares e programas de cooperação mútuos, sendo de destacar que a partilha de experiências e vivências entre cidadãos é promovida nesta geminação e as comitivas são alojadas em famílias de acolhimento.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo