Cultura

EB de Argoncilhe foi a mais criativa do programa Geração Depositrão

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), impulsionou a recolha de cerca de 33,7 toneladas deste tipo de resíduos em 34 escolas do distrito de Aveiro, na 15.ª edição da Geração Depositrão.

A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos.

Na 15ª edição, estas 34 escolas do distrito de Aveiro conquistaram, globalmente, 2.147,63€ em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. A Escola Secundária de Adolfo Portela foi a que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de 10 toneladas, tendo ficado em 8º lugar a nível nacional, de um total de 431 escolas.

Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, Lâmpadas e Pilhas), prémios em equipamentos novos.

A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de REEE e RP&A com maior representação a nível nacional, contando já com 15 anos de presença nas escolas portuguesas, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas. Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100.000 alunos em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O projeto envolve, anualmente, a comunidade escolar, nomeadamente as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues às escolas, no evento do Galardão 2023 ultrapassa os 55.000,00 euros.

Além da recolha de resíduos, a 15ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de 1.000 alunos.

A Escola Básica de Argoncilhe, concelho da Feira, foi também reconhecida no Desafio das Atividades Criativas. Para mais informações, consulte aqui.

Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “a adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo