CulturaPrimeira Vista

Válega: Crianças assinalam os 105 anos da Escola Oliveira Lopes

À semelhança dos anos anteriores, a Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (AAAEOL) organizou as cerimónias evocativas da memória dos Irmãos Oliveira Lopes.

O Dia de Homenagem aos Irmãos Oliveira Lopes coincidiu com o 105.º Aniversário da Fundação da Escola Oliveira Lopes, dado que estes beneméritos favoreceram a freguesia de Válega e o concelho de Ovar.

Recorde-se que a construção de estradas e da Escola Oliveira Lopes e ainda as obras de conservação da Igreja Matriz de Santa Maria de Válega foram por eles custeadas. Os irmãos destacaram-se, ainda, como membros do Partido Republicano de Ovar.

A direcção da Associação da AAAEOL considera “importante que as novas gerações saibam conservar e transmitir o legado de duas figuras incontornáveis da História de Válega e honrar para sempre a sua memória”.

Participaram cerca de cento e sessenta e oito alunos das duas escolas primárias em funcionamento na freguesia de Válega – Centro Educativo da Regedoura e a Escola Básica de Paçô -, que foram acompanhados por onze professores.

A tradição manteve-se no dia 2 de outubro de 2015, sendo que a associação mandou celebrar uma missa de ação de graças pelos beneméritos fundadores, José e Manuel José de Oliveira Lopes, que foi presidida pelo Padre Fernando Carneiro.

Ao acto assistiram os alunos e professores das escolas primárias referidas, bem como amigos ou antigos alunos. Após a celebração eucarística, cada criança depositou no jazigo dos beneméritos a flor com que se fez acompanhar na romagem. A AAAEOL também honrou os irmãos com uma coroa de flores.

Seguiu-se uma visita à Escola Oliveira Lopes e ao Museu Escolar Oliveira Lopes, onde foram hasteadas as bandeiras da Escola Oliveira Lopes e da associação.

À tarde, no Centro Educativo da Regedoura e na Escola Básica de Paço, os discentes deliciaram-se com bolos alusivos à efeméride. No final do dia, ocorreu a sessão de inauguração da exposição de fotografia “Avifauna” do vareiro Frederico Pinto, no Museu Escolar Oliveira Lopes.

Fotos: António Sá Dias

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo