Cultura
Em Destaque

Imaginarius celebra a liberdade na rua com 40 espetáculos de acesso gratuito

De 23 a 26 de maio, em Santa Maria da Feira

 

É com uma programação robusta de 41 espetáculos, num total de 144 apresentações ao longo de 4 dias, que o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua regressa às ruas, praças e equipamentos culturais do centro histórico de Santa Maria da Feira, entre 23 a 26 de maio. Pelos 15 palcos do recinto vão passar 190 artistas de 12 países para celebrar a liberdade nas suas múltiplas dimensões. Uma edição ousada e provocatória, que traz para o espaço público temas atuais e prementes como os regimes totalitários, as migrações, o colonialismo e a igualdade de género.

Fiel aos grandes formatos e ao clássico teatro de rua, clown, circo e performance, o festival reforça a oferta de programação no domínio das media arts, projetos experimentais, dança, música, circo contemporâneo e instalações, apostando ainda na programação para as famílias, reforçada no domingo de manhã, com dez espetáculos entre as 10h00 e as 13h00.

Do extenso programa para os quatro dias, sobressai, pelos conteúdos e dimensão, a megaprodução Waterlitz que a companhia francesa Générik Vapeur apresenta nos dias 24 e 25 de maio, às 23h00, depois de vários dias de montagens no parque dos bombeiros voluntários, onde se ergue uma estrutura de grande complexidade logística, técnica e artística. Oito contentores sobrepostos vão formar uma imponente figura humana de 19 metros de altura, que será também o palco onde se cruzam música, pirotecnia, balé aéreo e projeção de imagens que tocam a privação da liberdade, tantas vezes enjaulada em contentores onde seres humanos arriscam uma travessia.

Do Reino Unido chega o coletivo Gorilla Circus com RPM, performance de dança e expressão corporal que tem como palco uma passadeira de seis metros, onde bailarinos em patins questionam o legado colonial na sociedade atual e sugerem infindáveis ligações entre os conflitos modernos e o passado colonialista britânico. Um espetáculo para ver nos dias 24 e 25 de maio, às 18h30 e às 22h30, no patamar da escadaria da Igreja Matriz.

Num processo de criação em residência com mulheres da região, que decorre no ICC – Imaginarius Centro de Criação, a franco-americana Léa Dant constrói por estes dias a performance De femme à femmes, partindo da partilha do mais íntimo de cada uma, numa encruzilhada entre o poético e o político, com enfoque na irmandade, solidariedade, empoderamento e sensibilidade no feminino. Um espetáculo para ver a 24 e 25 de maio, às 18h30, na Praça da República, em frente à Câmara Municipal.

A acrobacia como um poderoso meio de emancipação e união entre povos é a máxima dos enérgicos e imparáveis The Black Blues Brothers, originários do Quénia, país onde enfrentaram grandes desafios. Sediada em Itália, a companhia já surpreendeu o Papa Francisco, mas também Carlos III de Inglaterra com a sua energia contagiante, assente numa experiência multiétnica vibrante.

Peaceful Places é a proposta de realidade virtual do coletivo italiano Landilanza para 24 e 25 de maio, no claustro do Museu Convento dos Loios, onde o público participante entra num mundo paralelo, com recurso a óculos de realidade virtual que oferecem experiências memoráveis centradas no poder dos abraços.

Para além da programação principal, o festival apresenta três Criações Imaginarius em estreia absoluta e 19 espetáculos protagonizados por artistas emergentes que integram a competição internacional Mais Imaginarius. O programa para profissionais Imaginarius PRO e a gastronomia criativa Sabores Imaginarius e Street Food Imaginarius complementam as secções do festival, a par dos programas de acessibilidades Imaginarius Acessível e voluntariado Imaginarius Participa, que somam percursos de uma década a expandir o acesso, a formar e capacitar equipas.

Esta será também uma edição “impermeável”, que não cancela mesmo com chuva, uma vez que há espetáculos garantidos dentro de portas, no Cineteatro António Lamoso, Biblioteca Municipal e tenda de circo junto ao Orfeão da Feira. Mais informação em www.imaginarius.pt.

 

Publicidade
Botão Voltar ao Topo