Cultura

Irmãos mais velhos do mundo vivem em Souto

Chamam-se Albano e Alberto Andrade, vivem em Souto, Feira, e são os irmãos mais velhos do mundo, com 111 e 109 anos, devidamente credenciados pelo livro do Guiness.

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira vota hoje um louvor aos dois irmãos que fizeram muito pela sua terra, São Miguel do Souto, estão lúcidos e “ainda lêem o jornal todos os dias”. A descrição é do presidente do executivo feirense, Emídio Sousa, que revelou que a iniciativa partiu da estrutura local do CDS-PP.

O autarca sublinha que “é um motivo de grande satisfação podermos celebrar ainda em vida o percurso destes dois feirenses, que, pelas indicações que temos, são os dois irmãos mais velhos do mundo”.

“Irmãos com idade cumulativa de 216 anos são os mais velhos do mundo”, anunciava então esse organismo internacional, justificando o recorde que, na sua versão atualizada, já representa uma soma de 220 anos. Essa entidade comparava que a idade combinada dos dois irmãos envolvia um período de tempo “mais longo do que aquele de que Saturno e Neptuno juntos precisam para completar uma órbita em torno do sol”.

Albano Andrade nasceu a 14 de dezembro de 1909 e Alberto a 02 de dezembro de 1911. Emídio Sousa conhece-os pessoalmente, afirma que “ainda estão lúcidos e bem-dispostos” e recorda que, no seu período de atividade profissional, ambos geriam “um alambique de bagaço, o que sempre lhes deu umas boas histórias para contar”.

Ângelo Santos, deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal, destaca outras perspetivas sobre os dois irmãos: “Contribuíram muito para a freguesia e são pessoas respeitadas e de referência, sendo empreendedores na área agrícola e comercial, e apaixonados pela atividade cultural, [em particular] a música, já que, em família, formaram uma banda com saxofones e violinos”.

Albano tocava violino e saxofone, enquanto Alberto se focou apenas no instrumento de sopro e chegou a lecioná-lo na banda de Souto. Ambos deram concertos em diversos pontos do país durante a sua juventude.

Fonte da família conta que os dois irmãos sempre se disseram “muito amigos um do outro” e defendem que o truque para uma vida longa é “não comer demais” nem exagerar em bebidas alcoólicas. “Portem-se bem!” foi outra recomendação que deixaram aos seguidores do Guiness em 2019.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo