CulturaPrimeira Vista

Jardim do Cáster convida ao Festival Literário de Ovar

“O Festival Literário de Ovar é talvez o único que decorre totalmente ao ar livre, onde se cria uma simbiose ente todos os intervenientes”, declara Carlos Nuno Granja, coordenador do evento que se inicia esta quarta-feira, numa organização da autarquia local.

Dulce Maria Cardoso, João Pedro Mésseder, Gonçalo Cadilhe, João Paulo Cotrim, Maria João Lopo de Carvalho e Possidónio Cachapa são alguns dos autores convidados para o evento, a que se juntam ainda escritores como João Pedro Marques, Sandro William Junqueira e António Tavares, entre muitos outros.

“As diversas mesas de conversa, sessões de autógrafos, apresentações de livros, oficinas de ilustração, a livraria permanente e os concertos com poesia são predicados bastante motivadores para que os leitores procurem o Jardim do Cáster”, defende esse responsável.

Estrategicamente agrupados em mesas de reflexão específicas, os escritores convidados para a edição de 2016 do festival irão abordar diferentes tópicos relacionados com a produção literária contemporânea, o meio editorial e as novas tecnologias ao serviço do sector.

Alguns desses momentos de debate propõem-se assim debater temas como: “A viagem: levar o corpo e lavar a mente”, “O romance como um guião que se vai estruturando para surpreender o próprio autor”, “Os novos desafios da edição e a era digital”, “A literatura para a infância: primeiro impulso para a literacia”, “A poesia: misto de realidade e fantasia” e “Como se defende o autor dos lados obscuros da trama”.

Quanto a apresentações de livros, o festival anuncia-as para as seguintes obras: “Poemas da Saúde e da Doença – de Fernando Pessoa aos nossos dias”, assinado por José Fanha e Pedro Quintas; “Uma Terra Prometida”, que reúne contos de vários autores sobre refugiados; e “De Umas Coisas Nascem Outras”, por João Pedro Mésseder e Rachel Caiano.

Essa autora gráfica irá também dirigir no evento um workshop sobre ilustração, à semelhança de Cátia Vidinhas, que explorará o mesmo tema numa segunda oficina.

Já ao nível dos espectáculos, por sua vez, o festival propõe o recital de poesia “Entre nós e as palavras”, pelo actor Pedro Lamares, e anuncia ainda dois concertos: “Rosa do Mundo”, pela Lisbon Poetry Orquestra, e “No princípio era o verbo”, com Carlos Barretto, António de Castro Caeiro, José Anjos e André Gago.

Outra proposta em destaque é o jantar de sábado à noite sobre o tema “A interioridade e o sentimento”, em que, mediante inscrição prévia, leitores e público em geral poderão partilhar a mesa com alguns dos autores presentes no evento.

A segunda edição do Festival Literário de Ovar decorre no Jardim do Cáster entre quarta-feira e domingo e contará com 31 escritores portugueses em debates e apresentações de livros, além de ilustradores e artistas em ‘workshops’ e espectáculos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo