Cultura

O património azulejar de fachada abriu Azzelij 2017

O Azzelij 2017 abriu, esta quinta-feira, com a conferência “O Património Azulejar De Fachada: importância e salvaguarda”, que reúne grandes investigadores da temática azulejar.

A conferência de abertura foi dedicada à evolução histórica da azulejaria portuguesa, do séc. XIX ao séc. XX e contou com a presença de investigadores nacionais e estrangeiros, entre os quais, Francisco Queiroz – Investigador do CEPESE, José Luís Mingote – Antropólogo do Museu Nacional de Antropologia de Madrid, Rosário Salema-Investigadora da “Az- Rede de investigação em Azulejo”, Leonor Sá -Responsável “Projeto SOS-Azulejo”, Ana Velosa –Universidade de Aveiro (Engª Civil), Eduarda Vieira – Escola das Artes – CITAR – Universidade Católica Portuguesa e Joaquim José Lopes Teixeira – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Estes investigadores partilharam a importância do património azulejar português, com enfoque em Ovar. Esta foi também uma oportunidade de partilha das ações de sensibilização e de reabilitação do património azulejar de fachada, levadas a cabo por diferentes instituições em Portugal.

Na abertura desta conferência, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordou que “Ovar tem este património azulejar que tentamos promover ao mais alto nível e, neste sentido, o Maio do Azulejo e o Azzelij foram mais uma aposta, que continuaremos a reforçar como forma de promover o nosso território e as nossas gentes”.

Nos dias de hoje, acrescentou, “confunde-se o que é o acesso à informação com o verdadeiro conhecimento e, neste contexto, hoje temos aqui as pessoas que de facto conhecem, estudaram e têm feito investigação ao mais alto nível sobre esta matéria, provando que o azulejo deve ser igualmente visto sob o ponto de vista científico e possibilitando a melhoria da nossa performance no diz respeito à conservação e à reabilitação deste património que temos muito orgulho em pertencer ao nosso legado”.

Salvador Malheiro referiu ainda que a Câmara Municipal de Ovar tem olhado para esta matéria com a sensibilidade necessária e “para além destas iniciativas, para além do ACRA – Atelier de Conservação e Restauro, nós também temos implementado medidas de apoio à requalificação das nossas fachadas azulejares. Ainda recentemente aprovámos um regulamento que diz respeito a apoio financeiro a quem queira requalificar as suas fachadas com especial enfoque no azulejo”.

O Azzelij decorre até ao dia 27 de maio, com um programa delineado em torno do azulejo, destacando-se o Concerto de ontem de Vitor Ramil, na Escola de Artes e Ofícios, o Concerto Big Band Estarrejazz & Maria João, esta sexta-feira, na Igreja de Válega, diversas visitas guiadas, uma sessão de contos tradicionais portugueses por António Fontinha, oficinas, instalações e a Conversa de Encerramento “O Azulejo na Arte Urbana” com Miguel Januário, Tiago Casanova e Pedrita, no Museu Júlio Dinis.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo