
“Isto está uma maravilha”, atira logo Rosa Maria, vendedora da zona do Mercado Municipal de Ovar abrangida pela nova tenda. Enquanto arruma os produtos hortícolas da sua banca, a agricultora não esconde a sua aprovação e a sua “vizinha” Maria de Lourdes também.
“Com isto, no Inverno, vai-se acabar os guarda-chuvas porque eu molhava-me toda e quem aqui vinha comprar a mesma coisa”, aponta Rosa. Já Lourdes nota que, nesta altura mais quente do ano, “deixamos de precisar de guarda-sol, o que nos prejudicava a exposição dos produtos”. “Uma senhora que aqui esteve queixou-se do calor, mas eu nem concordo, porque está muito bem e é benéfico”, sentencia Lourdes.
Rosa também não vê defeitos: “Toda a gente estava coberta neste mercado menos nós. Portanto, já merecíamos”. A preocupação das vendedoras do chamado “sector das lavradeiras”, que se levantam as 4 horas da amanhã para colher os produtos de modo a apresentá-los às 7h no mercado, é que a tenda não seja impermeável “e continue a chover no inverno”. “Também dizem que não é para ficar, mas nós não vamos aceitar que depois nos tirem isto”.
Lourdes argumenta que “até aqui os guarda-sóis roubavam o visual aos produtos e agora, sim, isto parece mais um mercado, ficou mais amplo, e os produtos mais visíveis”. As duas garantem que era uma reivindicação antiga e as duas já tinham pedido à Edilidade uma solução deste género pelo que este sábado ficaram bastante contentes quando viram a tenda montada.
O presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, anunciou, no passado mês de julho, que a cobertura que recebeu as comemorações do Dia do Município, e respectiva montagem, seria posteriormente usada no “nosso Mercado Municipal para sombreamento no Verão e protecção da chuva no Inverno”.
O autarca adicionou que o preço a pagar pela mesma cobertura está englobada no “procedimento continuado adjudicado (85.585 Euros à empresa Sítio do Passal), no início do ano para montagens (nr: nomeadamente, nas festas de verão), não acarretando qualquer custo adicional para o Município” a sua nova utilização.