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“Bairro Comercial Digital” avança na Feira, Aveiro e Albergaria-a-Velha

Albergaria-a-Velha é um dos municípios a vai avançar com o “Bairro Comercial Digital de Albergaria-a-Velha – A Arte de Bem Receber”, que irá integrar 18 ruas e praças do centro urbano, numa fase inicial. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR num montante global de 733 848,16 euros e deverá estar concluído até setembro de 2025.

Aveiro e Santa Maria da Feira são outros municípios a criar o seu “Bairro Comercial Digital” por entenderem que constitui um passo importante para o crescimento e valorização da economia local, potencializando a coesão territorial, a digitalização dos negócios e a requalificação urbanística dos espaços.

O projeto incide em quatro áreas: digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes; expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços; aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; conexão das ruas com rede Wi-Fi para aproximar comerciantes e consumidores.

A medida Bairros Comerciais Digitais inscrita na componente 16 do PRR procura promover a digitalização da economia, quer através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio e da sensibilização e capacitação dos trabalhadores.

A Componente 16 – Empresas 4.0 , dirigida especificamente ao reforço de digitalização das empresas, tem como objetivo recuperar o atraso relativamente ao processo de transição digital, permitindo o acesso ao conhecimento e aos meios tecnológicos digitais que promovem: a modernização do trabalho e dos processos de produção; a desmaterialização dos fluxos de trabalho; a mitigação dos défices de competências na utilização das tecnologias digitais; abranger de forma equilibrada mulheres e homens; a incorporação de ferramentas e metodologias de teletrabalho; a criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços, a adoção de uma cultura de experimentação e inovação; o reforço do ecossistema de empreendedorismo nacional e a incorporação de tecnologias disruptivas nas suas propostas de valor das empresas.

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