CulturaPrimeira Vista

“Deveras surpreendidos com todo o apoio dado”

Luís Rodrigues e Miguel Jeri estão a ultimar todos os pormenores da aventura que os vai levar até à Mongólia numa missão humanitária de ajuda à Cruz Vermelha local. Fomos falar com eles:

Como surgiu a ideia de realizar esta viagem?
Esta viagem surgiu no seguimento de outras viagens. (Eu e o Miguel) Já tivémos o privilegio de, juntos, podermos alinhar em outras viagens e aventuras. Com o desenrolar de vivências de novos conhecimentos, descobertas, surge o “e se fossemos…?” e aí a Ásia estava na mira. Depois de incursões na Europa, América Latina, surgiu a possibilidade Mongólia. É uma viagem pensada há alguns anos, mas que só agora foram criadas condições para se concretizar.

… e porquê a Mongólia?
É difícil explicar e possivelmente a falta de resposta seja a resposta para ir. O fascínio pelo povo, cultura, paisagens, história, beleza natural. Tudo junto faz-nos querer ir descobrir tudo pelos nossos olhos.

Por que países irão passar?
Serão 18 países, a saber: Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Croácia, Servia, Roménia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Rússia e finalmente Mongólia

Vão atravessar algum país em conflito?
Embora a zona entre a Bulgária e a Mongólia seja uma zona sensível, com uma política muito própria (fechada e restringente), na verdade pouco sabemos dos países, pouca informação chega até nós. Temos noção que são países menos livres e tolerantes. Mas respondendo à pergunta: o país que neste momento poderá ser mais perigoso será a Turquia, mas até aqui vamos passar ao lado dos confrontos, pois a nossa rota será pelo Norte da Turquia, junto ao mar Negro.

Estão ansiosos por passar em alguma cidade/país em particular?
De facto, a área que nos desperta mais interesse e fazemos contas de baixar ritmo e ir mais de vagar e atentos a explorar a envolvência é depois de atravessar o Mar Cáspio. Países como Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão e Mongólia são de facto os países que estamos mais ansiosos de atravessar pelo desconhecido que de lá nos chega e pelo que temos lido acerca dos países, monumentos, cultura e povo

Como tem reagido a comunidade ao vosso apelo?
Tem sido positivo e uma caixinha de surpresas. Quando pensamos em fazer a viagem nestes moldes, fizemos uma lista de potenciais empresas com interesse em se mostrar e promover lá fora, muitas delas com excelente disponibilidade financeira para tal. Agora, na verdade, foram as pequenas empresas do centro de Ovar que acreditaram mais e nos apoiaram. Contactamos cada empresa da mesma maneira, com o mesmo tempo e dedicação. Percebemos que para uma empresa ‘franchising’ apenas é permitido ajudar após contacto com a casa mãe e em grandes empresas é complicado chegar a quem pode dizer sim ou não, bem como em muitos casos a direcção engloba várias pessoas e é difícil mostrar a todos o potencial e lado humanitário da viagem. Esta campanha de ‘crowdfunding’ é direccionada para empresas e particulares e ficamos deveras surpreendidos com todo a apoio dado. Pessoas mais próximas ou que apenas vimos uma vez ou amigos de amigos, são varias as pessoas que com um contributo entre 5 e 20 Euros, algumas mesmo com 50, 100 ou mesmo 200 tem contribuído para o sucesso desta campanha.

Vão preparados com comida de casa?
Obviamente que temos de levar planos B e C. Vamos sempre apetrechados com comida enlatada, conservas, massas, arroz e o Campingaz. Ir preparados é sempre importante, mas como nunca vamos estar muito isolados e vamos sempre ter a oportunidade de nos abastecermos pelo caminho com comida para o momento ou comida para um percurso mais isolado, para nós não é uma preocupação. E depois é sempre interessante ir experimentando a comida típica de cada país.

Encaram esta viagem como uma missão?
Sim. Obviamente é uma viagem de descoberta e experiências. E podia ser isso mesmo, ir viajar, descobrir, conhecer, tirar fotos ou fazer o mesmo dando mais valor e significado. É uma viagem que estamos a levar muito a sério e para a qual nos estamos a esforçar muito. Tem dado imenso trabalho (contactar, promover, divulgar, dinamizar, isto tudo vezes muitas vezes e de varias maneiras) mas tem sido gratificante.
Está a exceder as vossas expectativas iniciais?
Está a exceder as nossas expectativas e com isto vamos conseguir fazer mais e melhor do que nos propunhamos inicialmente. Queremos muito ir e uma vez na Mongólia poder doar o nosso veiculo e o que as empresas e particulares nos ajudaram a angariar.

… e as vossas namoradas/família apoiam?
Claro. Estão sempre preocupados com a nossa segurança, sabendo que vamos para uma zona menos normal e desconhecida, mas de onde não nos chegam relatos de problemas de maior, o que querem é que estejamos felizes e realizados e neste contexto tem dado todo o apoio.

Estão confiantes de entrar na Mongólia ou outros países sem problemas?
Temos trabalho para precaver e minimizar algum problema que possa surgir, temos pensado em tudo que possa acontecer mesmo por mais banal que possa ser para estarmos preparados em termos de material e procedimentos. Estamos confiantes e tranquilos.

Que condições atmosféricas esperam encontrar na viagem?
Estamos a realizar esta viagem precisamente nesta altura devido as condições climatéricas, que são as melhores. Por altura de Setembro e Outubro a neve e as temperaturas baixas poderia ser um problemas mas nesta altura do ano, espera-nos sol e calor.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo