CulturaPrimeira Vista

Maceda: Igreja Matriz celebra cem anos da sua reconstrução

A chegada ao Largo da Igreja é-nos agraciada por um cruzeiro com a data de 1684 na sua base, num corredor de plátanos e arbustos cuidadosamente cortados em formas geométricas.

Devido ao seu estado de degradação e a necessidade de ampliação, como resposta à dimensão da paróquia, parte da estrutura da igreja foi demolida em inícios do século XX, tendo a sua reconstrução sido terminada em 1923, no dia 7 de outubro.

A fachada principal da igreja possui um frontão triangular encimado por uma cruz e um óculo no tímpano. O pórtico de verga curva, por sua vez, encontra-se ladeado por duas aletas e é encimado por um nicho que alberga uma escultura de São Pedro.

Toda a fachada se encontra revestida por azulejos, incluindo as torres sineiras com coruchéu que ladeiam o corpo principal da fachada. A planta da nave é longitudinal e tem quatro retábulos laterais de final do século XVIII, enquanto a capela-mor é circundada por um arco triunfal de volta perfeita, coroada por uma sanefa em talha, e tem dois retábulos colaterais.

A paróquia local preparou um programa comemorativo do centenário da Igreja Matriz de Maceda que incluiu, no dia 4 de outubro, uma Visita Guiada com Dr. António França: “Contributos para a interpretação e história do património integrado da Igreja Matriz de Maceda”, uma Mostra de Artes e Ofícios e Cantares Antigos (Foto)  e inaugurou no primeiro dia do mês, no Salão Paroquial de Maceda, uma exposição fotográfica: “100 anos de história…100 anos de matrimónios”.

Trata-se de uma galeria de fotografias que nos recorda os últimos 100 anos de história da Paróquia, retratados através de celebrações do matrimónio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo