LocalPrimeira Vista

Mário Lisboa fez “Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”

Aventura contada na abertura do “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”

Uma viagem que nos leva ao mundo gelado, um local que tem tanto de belo como de potencial em conhecimento científico, que importa preservar e cuidar. Mário Lisboa apresentou, este domingo, no Centro Comercial Vida, o documentário e a exposição de fotografia “Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, que está patente no CAO, no âmbito do AMBID20, até 22 de Janeiro de 2021.

Na sessão, o vareiro Mário Lisboa explicou o projecto que o levou a fotografar o lago gelado, viajando cerca de 300 km ao longo do lago, com temperaturas entre -15º C e -30º C”. O documentário dessa aventura, realizado por Carla Varanda, conta como foi a viagem, partilha connosco as imagens recolhidas, falando sobre a beleza natural do lago Baikal e contanto alguns episódios da sua aventura. Anastasia Tsvetkova e Maxim Timofeyev falam sobre o potencial do lago, um recurso natural único, o mais profundo, o mais antigo e o maior em quantidade de água doce, um dos mais ricos ecossistemas naturais e endémicos, bem como alguns projetos em cursos relacionados com a proteção e estudo do lago. Mas as mudanças climáticas e os fatores humanos são uma ameaça real ao lago Baikal, que tem de ser minimizada.

“Levar esta mensagem a todo o público interessado nas questões ambientais e no estudo dos habitats naturais, é o nosso objectivo”, revelaram Mário Lisboa e Carla Varanda, na abertura do AMBID que teve lugar este domingo no CC Vida.

O “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro de Fotografia Cidade de Ovar” é um evento organizado pelos Amigos do Cáster. Este evento aglutina em Ovar autores e trabalhos de fotografia enquadrados essencialmente no tema “Natureza e Vida Selvagem” mas também se serve da investigação científica no domínio da conservação da natureza para estímulo ao trabalho fotográfico, vídeo e outras expressões artísticas. É composto por um concurso cujos vencedores já são conhecidos, um ciclo de conferências, duas exposições e uma oficina de fotografia de natureza e uma oficina de educação visual e ambiental dirigida a estudantes das escolas de ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo