EmpresasPrimeira Vista

McDonald’s Ovar e Estarreja apoiam a formação superior de colaboradores com atribuição de bolsas de estudo

Os restaurantes McDonald’s de Ovar e Estarreja investem no futuro dos seus colaboradores, ao atribuir duas bolsas de estudo, no âmbito do projeto ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s. Esta iniciativa reforça o compromisso da marca e da franquiada Marisa Louro com a educação, a qualificação e o desenvolvimento das suas equipas.



Com um investimento total superior a 2 mil euros por parte destes restaurantes, as bolsas destinam-se a auxiliar jovens colaboradores que frequentem o Ensino Superior, apoiando os encargos associados à formação académica e incentivando a continuidade dos estudos.

No conjunto dos dois restaurantes da organização da franquiada Marisa Louro, mais de metade dos cerca de 100 colaboradores têm menos de 25 anos, procurando a McDonald’s apoiar e incentivar estes jovens a ingressarem e concluírem os seus estudos com o propósito de contribuir para a construção do seu futuro.

Criado para promover o acesso à educação, o ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s Portugal conta já com seis edições e tem permitido a centenas de colaboradores da McDonald’s Portugal conciliar a vida profissional com o percurso académico, através da atribuição de Bolsas de Estudo no valor de 1.000 euros por cada ano letivo.

Desde 2020, a McDonald’s atribui anualmente 250 bolsas de estudo – no mínimo uma por restaurante – a nível nacional, num investimento total de cerca de 1 milhão e 400 mil euros.

Três Perguntas a Marisa Louro, franquiada McDonald’s Ovar e Estarreja

Que significado tem para a McDonalds poder ajudar dois alunos desta região
a prosseguir os estudos?
O UP – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s, é um compromisso real com o desenvolvimento dos nossos colaboradores e com a qualificação de talentos. Queremos que as nossas equipas tenham acesso às oportunidades certas para seguirem os seus sonhos e para, em conjunto, construirmos um caminho que valorize tanto o seu percurso profissional como académico.
Continuaremos também a investir em oportunidades de evolução dentro da marca,
para quem escolhe crescer connosco.

Qual é o valor de cada Bolsa de Estudo?
O valor atribuído a cada bolseiro é de 1.000€ por ano letivo. É um investimento anual, e de longa data, por parte da McDonald’s e é com orgulho que, enquanto franquiada, contributo para o robustecimento deste Programa.

Quais são as condições para aceder?
Existe um processo de seleção realizado por cada restaurante e um regulamento, a que todos os colaboradores da McDonald’s têm acesso. Alguns dos requisitos são, por exemplo, antiguidade mínima de seis meses na marca, ter obtido aproveitamento escolar no último ano letivo que frequentaram e comprovativo de matrícula no EnsinoSuperior, no ano letivo para o qual se candidatam à Bolsa de Estudo.

O ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s Portugal é uma iniciativa louvável. É deste tipo de compromisso local que falamos quando o restaurante se instalou em Ovar e Estarreja?
Chegámos a Ovar e Estarreja com a responsabilidade de reforçar o impacto positivo
que a McDonald’s leva a cada região.
Acreditamos que a responsabilidade social é uma parte integrante da nossa missão.
Assim, sempre que possível, procuramos retribuir aquilo que recebemos, diariamente,
tanto através do apadrinhamento de instituições nas comunidades em que nos integramos, ou de iniciativas em prol dos nossos colaboradores, como por exemplo o UP.

Quem são os Bolseiros McDonalds?

Nome: Diana Chaves
Idade: 22 anos
Cargo na McDonald’s: Treinadora
Restaurante: Estarreja
Formação atual: Licenciatura em Gestão de Empresas.

“Tenho o curso profissional de Técnico de Gestão, na escola Secundária de Estarreja.
Inicialmente, estava indecisa se ia ou não para a Universidade, contudo, decidi arriscar e fazer os exames diretamente na faculdade uma vez que o curso não me permitia concorrer a nível Nacional. Valeu a pena.”
Foco: Como é que a McDonald’s contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e
profissional?
“O facto de estudar e trabalhar ao mesmo tempo é desafiante, contudo, permitiu-me ganhar mais disciplina e sinto que me ajudou muito na minha concentração, por todas as responsabilidades que temos dentro do restaurante.
Ambiciono evoluir dentro da marca, no sentido de continuar a desenvolver ainda mais as minhas competências e, de certa forma, para que no futuro consiga criar o meu próprio negócio (estúdio de pilates) e aliar a minha formação com esta paixão.”

Nome: Pedro Marinheiro (na foto principal com Marisa Louro)
Idade: 29 anos
Restaurante: Ovar
Cargo na McDonald’s: Treinador
Formação atual: Mestrado em Gestão
“Desde que terminei o secundário, sempre achei que continuar os estudos não era para mim. Decidi ingressar no mercado de trabalho desde cedo. Comecei o meu percurso profissional na indústria fabril e, aos poucos, fui-me percebendo de que isso não me estava a fazer feliz.
Ver os meus amigos a seguirem os seus sonhos, a atingirem metas que sempre desejaram, fez com que mudasse de ideias. E assim foi, candidatei-me à faculdade e mais tarde juntei-me à McDonald’s.”
Foco: Como é que a McDonald’s contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e
profissional?
“Eu sabia que a McDonald’s era uma marca muito jovem e que incentivava muito os
jovens a seguir os estudos. Foi nesse sentido que me juntei à marca, para que me pudessem proporcionar não só momentos únicos de aprendizagem e evolução, como também me ajudassem nos estudos. Tudo se realizou.
Sou o primeiro Bolseiro em Ovar, e não podia estar mais grato por todo o percurso que tenho feito na McDonald’s.
Profissionalmente, gostava muito de gerir e elevar equipas e a McDonald’s é a escola perfeita para isso. Gosto muito de trabalhar cá e ambiciono crescer ainda mais com a marca.

Como eu costumo dizer, a McDonald’s é muito mais do que hambúrgueres.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo