Política

PCP defende responsabilização do Governo na Pousada de Juventude

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP saúda o recuo na decisão governamental relativamente ao processo de “lay-off” na Pousada de Juventude de Ovar no ano de 2015.

“A ameaça de lay-off foi avançada em Novembro e estendia-se a um total de 16 pousadas de Juventude a nível nacional, incluindo a de Ovar, invocando baixa sazonalidade. Isto significava que durante meses estes trabalhadores, já em dificuldades financeiras, teriam corte no salário reduzindo-o a apenas um salário mínimo”, recorda o PCP.

O PCP sublinha que foi a única força política local a denunciar este processo, quer através de nota à comunicação social dando conta da evolução preocupante quanto à Rede Nacional de Turismo Juvenil e ao processo de lay-off, quer na Assembleia Municipal, através do seu deputado Miguel Jeri, na sessão ordinária de Dezembro deste órgão.

Foi nesta mesma reunião, e “na sequência da interpelação de uma das trabalhadoras da Pousada, que o Presidente da Câmara informaria pela primeira vez a população sobre esta questão de vital importância, anunciando estar em estudo uma solução que incluiria um “crédito de alojamento” por parte da CMO à MOVIJOVEM, que garantiria o recurso da Câmara Municipal de Ovar à Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ) ao longo do ano, no valor de 30.000 euros”.

O eleito do PCP, considerando ser a viabilidade da RNTJ uma competência da administração central e não das câmaras municipais, interpelou a edilidade sobre as consequências do não cumprimento deste “crédito”, questionando igualmente sobre “a existência de algum plano de valorização da Pousada de Juventude no âmbito das competências municipais, nomeadamente quanto a acessibilidades e promoção do equipamento”, mas diz ter ficado “sem resposta satisfatória do Presidente da Câmara”.

“Na mesma reunião, e na sequência de uma exposição sobre a situação financeira da Pousada de Juventude, o Presidente da Câmara assumiria como plausível, entre outras soluções, um cenário de privatização da mesma”.

Na reunião de câmara do dia 18 de Dezembro a Câmara Municipal de Ovar viria a aprovar uma proposta de protocolo de colaboração com a MOVIJOVEM, referindo através de nota de imprensa que iria “adquirir um pacote anual de reservas de alojamento e salas de reunião, no valor de 30 mil euros, que servirá para minimizar as várias despesas de alojamento suportadas pela autarquia ao longo do ano.”

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo