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Mercadona implementa conceito de Loja 6.25 no supermercado de Ovar

O supermercado de Ovar é o primeiro do distrito de Aveiro a receber o conceito

Fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, a Mercadona implementou hoje o conceito de Loja 6.25 no supermercado de Ovar, localizado na Estrada de São João, n.º 494.  Este conceito de loja pretende transmitir aos clientes e colaboradores as acções que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno.

Saladas e pizzas com embalagens feitas de material reciclado
Linha de produtos de limpeza do lar elaborada a partir de plástico reciclado proveniente de mantas agrícolas térmicas.
Sinalética da respectiva reciclagem num corredor cujos produtos devem ser reciclados no contentor amarelo. Além disso, todos os produtos têm incluído o respectivo pictograma que indica como separar para reciclar.

 

A implementação deste conceito de loja está integrada na Estratégia 6.25 que consiste num conjunto de seis acções:

  1. Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (concluída);
  2. Eliminar os descartáveis de plástico de uso único;
  3. Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);
  4. Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;
  5. Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas;
  6. Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.

Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objectivo:

  1. Reduzir 25% do plástico;
  2. Todas as embalagens de plástico recicláveis;
  3. Reciclar todos os resíduos de plástico.

No início de 2021, a Mercadona anunciou que cumpriu com o primeiro marco da Estratégia 6.25 tendo eliminado os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas, uma acção que levou a cabo ao longo de 2020. Agora, a empresa oferece aos seus “Chefes” (como designa os clientes) sacos compostáveis compostos por fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, em três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na Mercadona.

Para a Mercadona, a Estratégia 6.25 representa um investimento de 140 milhões de euros nos próximos 5 anos, contando com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da mesma, composta por trabalhadores de diferentes departamentos da empresa, tais como Lojas e Prescrição Perecíveis, Obras e Expansão, Prescrição Secos e Informática, Logística, Financeiro e Relações Externas.

A empresa continuará a disponibilizar informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site, onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdos sobre reciclagem, questões ambientais e factos de sustentabilidade da Mercadona.

Sacos compostáveis compostos por fécula de batata

Uma política de acção social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona

Um dos compromissos que a Mercadona mantém com a Sociedade é partilhar parte do que dela recebe. Com este objectivo, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que vai ao encontro da componente social e ética através de distintas formas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Portugal e Espanha, aos quais doa diariamente. De facto, em 2020 a empresa doou um total de 17.000 toneladas de alimentos a todas estas entidades e organizações, 1.200 em Portugal e 15.800 em Espanha, valores que têm vindo a aumentar desde que a empresa tomou a decisão de reforçar os processos de doação de produtos de primeira necessidade às Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os que tem vindo a colaborar regularmente.

Juntamente com a doação de alimentos, a empresa colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade. Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e na redução de plástico.

Pensando na mobilidade sustentável do “Chefe”, a empresa já conta com 1.350 lugares de estacionamento com pontos de recarga para veículos elétricos, localizados nos parques de estacionamentos de 501 lojas. A Mercadona iniciou a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em 2017, com a implementação do Novo Modelo de Loja Eficiente, e prevê continuar a aumentar este número ao longo de 2021.

Desde o ano de 2011 que a Mercadona integra o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e luta contra a corrupção.

Em Portugal, em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.

  • A empresa reforça o seu compromisso com o meio ambiente, assumindo os desafios e as preocupações da Sociedade e, por isso, dedica-se cada vez mais a continuar a cuidar do planeta.
  • A Mercadona dá continuidade à Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025, na qual prevê investir mais de 140 milhões de euros, permitindo reduzir até 3.200 toneladas de plástico por ano.
  • O supermercado de Ovar é o primeiro do Distrito de Aveiro a receber o conceito de Loja 6.25 e até final do ano de 2021, todos os supermercados contarão com este conceito

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