Covid-19

Município reforça apoio a 27 associações desportivas

A Câmara de Ovar assinou esta sexta-feira com 27 coletividades desportivas protocolos no valor global de 380.000 euros, o que representa um aumento de 8,3% relativamente aos apoios de 2012 e inverte a tendência de redução dos últimos quatro anos.

Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Salvador Malheiro, realça que o reforço desse incentivo à época desportiva 2013/2014 dá assim por concretizada uma das suas promessas eleitorais durante a última campanha autárquicas.

"Nos últimos quatro anos os apoios às associações e coletividades do concelho passou de 550.000 euros na época 2009/2010 para 300.000 euros na 2012/1013", explicou Salvador Malheiro. "Agora vamos distribuir por essas instituições 380.000 euros, o que representa um aumento de 8,3% e a reversão da tendência verificada nos últimos anos", acrescentou.

Defendendo que este era "um compromisso de honra" que se impunha respeitar, o autarca explica a opção que lhe permitiu reforçar as verbas em causa. "Sempre dissemos que estávamos dispostos a abdicar de obras em betão em favor do aumento da qualidade de vida dos munícipes, nomeadamente garantindo que esses possam praticar atividades desportivas com segurança e regularidade", esclarece.

No tipo de contratos-programa hoje outorgados, estão previstos três tipos de apoio: o regular, que tem em consideração o número de atletas da coletividade, o seu historial e os seus resultados desportivos; o apoio ao investimento, que comparticipa obras que a instituição pretende desenvolver nesta época; e o apoio pontual, mais dirigido à organização de eventos específicos.

A maior parcela destes fundos destina-se ao apoio regular ao Basquetebol da Associação Desportiva Ovarense e ao Esmoriz Ginásio Clube, revelou Salvador Malheiro.

O autarca admite que, entre as 27 entidades apoiadas pela Câmara, "algumas são claramente subsidiodependentes", mas garante que, para outras, os apoios da autarquia "já só representam pouco mais do que 20 a 30% do seu orçamento".

É nesse sentido que o atual executivo social-democrata se propõe trabalhar. "A nossa intenção é combater esta dependência em relação à Câmara Municipal e fazer uma discriminação muito positiva das coletividades que têm desenvolvido um trabalho meritório na formação e no desenvolvimento das nossas crianças e jovens", anuncia o presidente.

Na cerimónia hoje realizada na Câmara Municipal de Ovar foram assinados os contratos-programa relativos à totalidade da época 2013/2014 e realizaram-se já os pagamentos referentes aos meses de setembro, outubro e novembro, num montante de aproximadamente 80.000 euros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo