CulturaPrimeira Vista

Museu de Ovar lança campanha para doação de livros

 

“Livros nas mãos de todos” é a mais recente iniciativa do Museu de Ovar que tem o livro como base de uma acção que apela à partilha e à solidariedade. Trata-se de uma campanha que “pretende atravessar todo o ano e não apenas a época natalícia”. Associada a várias instituições de solidariedade social, a campanha apela a todos os que quiserem doar um livro, novo ou usado, que o façam no Museu de Ovar o qual garantirá “a certeza de que esse livro será o sorriso de alguém, criança, jovem ou adulto”.

Todos os livros doados serão registados junto das instituições (IPSS) que, se comprometem a fazer chegar aos seus utentes para arrancar sorrisos.
A campanha de partilha de livros, lançada pelo Museu de Ovar, ainda que numa vertente de solidariedade social, acaba por surgir na sequência da influência que a literatura tem tido em eventos culturais como o já reconhecido projeto de promoção da leitura e do contato com os escritores.

Na vertente dos livros, o Museu de Ovar, a exemplo do vasto património do seu espólio em diferentes artes, disponibiliza ainda obras de figuras da literatura que podem ser consultadas, nomeadamente de escritores, estudiosos e figuras públicas de relevo na sociedade local e nacional, incluindo mesmo originais.

Uma componente do diversificado acervo desta Instituição de Utilidade Pública no campo dos livros, que, é também garantia da sensibilidade e das motivações para a campanha, “Livros nas mãos de todos”, que arrancou no final do mês de dezembro e se propõe ter continuidade nos próximos meses, aguardando a adesão de leitores que oferecem livros e estimular o interesse de potenciais novos leitores que por este meio, podem ter oportunidade de serem felizes, tendo acesso mais facilitado ao contacto com os livros.

José Lopes

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo