Local

Nasceu a primeira Escola Nacional de Educação Não-Formal

O Município de Ovar foi escolhido pelo Conselho Nacional de Juventude para ser parceiro na realização da 1ª edição da Escola Nacional de Educação Não-Formal, um evento que reuniu entre 26 e 28 de novembro, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, dezenas de jovens líderes, técnicos/as de juventude, professores e organizações de juventude de todo o país, para ações de capacitação e formação.

Para Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, o evento permitiu “escrever mais uma página marcante na história das políticas de juventude do Município” sendo o “reflexo do sucesso e do prestígio que a Câmara Municipal de Ovar tem conquistado na área da Juventude”.

Já João Pedro Videira, Presidente do Conselho Nacional de Juventude, considerou “muito importante” a realização do evento, afirmando que ele permitiu “disseminar as boas práticas de educação não formal por todo o país, dada o número e a origem dos participantes”. O Presidente do Conselho Nacional de Juventude mostrou-se “confiante que depois deste enorme sucesso, potenciado pelo Município de Ovar, muitas mais iniciativas se vão seguir, conseguindo transformar o panorama da educação em Portugal.”

Através das atividades de capacitação realizadas ao longo dos vários dias com recurso à bolsa de formadores do Conselho Nacional de Juventude, os mais de 60 participantes ficaram a conhecer as características, os métodos e os princípios da educação não formal, que serão utilizados, replicados e multiplicados nas respetivas organizações.

“Fascinou-me perceber que os métodos da educação não formal também podem ter impacto em contexto de sala de aula”, referiu uma das professoras presentes. “StorytellingBriefingDe-briefing e Brainstorming são conceitos que não aplicava e que agora levo para usar na minha organização”, acrescentou outro participante.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Ovar foi distinguida como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude em fevereiro de 2021 e recebeu, em junho de 2021, a Cimeira “Futuro do Associativismo e Juventude” da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo