CulturaPrimeira Vista

Natal com “OH!Varioneta” no sapatinho

O Natal é aquela época do ano que nos remete à magia de sonhar, ao sorriso das crianças. Foi precisamente na antevéspera de Natal que a cidade de Ovar ficou a saber do nascimento da “OH!Varioneta”, uma nova associação que pretende dedicar-se à promoção da marioneta.

sonia“A OH!Varioneta surge a partir do grupo de voluntários do FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar”, começou por explicar Sónia Fernandes, presidente da nova associação, acrescentando que foi em conversa com Nuno Pinto, o responsável pela programação do certame, que “ficamos todos muito interessados em tudo o que diz respeito às marionetas”.

“Daqui evoluímos para a possibilidade de criar algo que lhes desse apoio efectivo, para que este entusiasmo não se circunscrevesse ao FIMO, no sentido de dinamizar eventos ao longo do ano, enveredando um pouco pela história da marioneta ou dinamizando workshops”.

A ideia é promover as marionetas, porque, conforme diz Sónia Fernandes, “o FIMO tem visibilidade a nível nacional e internacional mas, como está muito ligado à junta de freguesia, já aconteceu ficar alguns anos sem se organizar, pelo que esta associação tem também como objectivo dar apoio ao FIMO para que este nunca mais termine”.

A OH!Varioneta já tem vários eventos programados e já foi contactada por várias instituições para fazer workshops, por exemplo, mas outras se seguirão. “Estas ideias vão sair aos poucos para criar interesse e curiosidade, tal como o mundo das marionetas que suscita a criatividade e a fantasia”. A responsável deixou o convite à comunidade para participar, reforçando que “a associação está aberta a quem quiser se tornar associado, ajudando com ideias e dicas”.

A noite de apresentação da nova agremiação foi abrilhantada pela Companhia Partículas Elementares, fundadora da “OH!Varioneta, que presenteou os espectadores da Galeria Entre Artes, com a peça “Eu quero a Lua”.

Fotos: António Dias

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo