Nestlé lança a campanha “E tu, sabes reciclar?” para ensinar a reciclar corretamente

Alinhada com o seu compromisso de sustentabilidade, a Nestlé lança a campanha “E tu, sabes reciclar?”, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem de todas as embalagens, desde plástico, vidro, papel, incluindo sensibilização para o novo fluxo dos bioresíduos.
A Nestlé tem traçado um caminho notável no que diz respeito ao desenvolvimento das embalagens, com foco no ecodesign. A principal abordagem consiste em reduzir o número de materiais usados em cada embalagem, incluindo a redução de plástico virgem. Tornar as embalagens recicláveis também faz parte dos nossos compromissos. Entre as medidas adotadas estão a alteração das cores das embalagens de Nestlé Professional para facilitar a reciclagem e a diminuição da altura das embalagens de cartão e das saquetas interiores de produtos como CERELAC e NESTUM. No entanto, apesar da Nestlé estar a fazer o que está ao seu alcance, a reciclagem tem de ser um compromisso de todos, incluindo toda a sociedade. Segundo a Sociedade Ponto Verde, à entrada do último trimestre de 2025, Portugal não vai atingir a meta global de reciclagem de embalagens do ano – definida para 65% – , uma vez que as quantidades enviadas para reciclagem permanecem estagnadas, apresentando um crescimento residual de 2%. Dessa forma, esta parceria vem promover uma maior consciencialização para que seja um objetivo comum e todos façam a sua parte e possamos cumprir estas metas.
“Com esta campanha, quisemos inovar e ter uma abordagem mais descontraída – mas sempre didática – , ao mesmo tempo que procurámos criar envolvimento e interação. Como a reciclagem começa em casa, decidimos começar pela nossa casa – a Nestlé – e dar voz e palco ao nossos Colaboradores. Acreditamos que esta aposta, não só os motiva, como gera a curiosidade e o interesse de toda a nossa comunidade. Quisemos impactar todos os nossos stakeholders, e tornar, assim, numa campanha 360º, amplificando em diferentes canais, desde os internos aos externos. Na mesma ótica das dinâmicas dos vídeos, quisemos testar os conhecimentos dos nossos consumidores, lançando um jogo interativo para confirmar se de facto sabem reciclar”, afirma Gonçalo Granado, Diretor de Comunicação da Nestlé Portugal.
Num tom leve, divertido e educacional, a campanha “E tu, sabes reciclar?” teve como protagonistas os colaboradores da Nestlé, que aceitaram o desafio de colocarem à prova os seus conhecimentos sobre reciclagem. O resultado traduziu-se em cinco vídeos com respostas inesperadas, reais e com muitas gargalhadas. Para promover uma maior consciência e implementação prática, a Nestlé instalou em todos os locais de reciclagem da Sede da Nestlé, em Linda-a-Velha, mensagens e dicas úteis de como reciclar devidamente os produtos utilizados no dia a dia, incluindo os produtos das várias marcas do universo Nestlé. Criou ainda o “Jogo da Reciclagem”, que pode ser jogado e consultado no site da Nestlé Portugal, e tem o objetivo de ensinar a reciclar corretamente vários objetos do nosso dia a dia que costumam gerar dúvidas no momento de colocar no ecoponto.
A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 188 países em todo o mundo e os seus 275.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2856 Colaboradores, tendo gerado em 2024 um volume de negócios de 733 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.




