EmpresasPrimeira Vista

Nova empresa de transportes começa a operar em agosto

Decorreu esta manhã a sessão pública de apresentação da nova operação de Transportes Públicos Municipais e Intermunicipais – BUSWAY Região de Aveiro.

Como corolário de “um afincado e complexo trabalho, a CIRA, na sua condição de Autoridade Regional de Transportes, conseguiu implementar este importante serviço que vai passar a estar ao dispor dos cidadãos”, sublinhou Ribau Esteves, presidente da CIRA.

Os novos autocarros, ligando diversos pontos do concelho de Ovar e Ovar a outros concelhos, começam a operar a partir do dia 1 de agosto de 2023, constituindo uma operação da maior importância e relevante interesse público, fazendo-o em parceria com o seu concessionário, o Grupo Afifi, sob a marca BUSWAY Região de Aveiro.

A Busway entra na operação de transporte coletivo com uma equipa de 125 motoristas para uma centena de autocarros, cinco dos quais elétricos e mais de metade totalmente novos, como explicou o diretor de operações da empresa, Paulo Leitão.

Em termos de tecnologia é destacado o sistema de contagem de passageiros que permite adaptar as linhas à procura, bem como um sistema de apoio à exploração, acessível pelo público através de uma aplicação de telemóvel, que indica a localização de cada autocarro em tempo real e fornece indicações como o tempo de espera previsto para cada paragem.

A concessão foi atribuída por concurso público à Busway, durante cinco anos, por um valor anual superior a 1,2 milhões de euros, que compreende 107 linhas para servir 10 dos 11 municípios da CIRA, num universo de cerca de 400 mil pessoas.

A delegação vareira presente na sessão contou com o vice-presidente da câmara de Ovar, Domingos Silva, e dos presidentes das juntas da UFO e de Válega, Bruno Oliveira e Raul Teixeira, respetivamente.

Ovar acolhe as suas sessões de apresentação durante a tarde desta terça-feira.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo