CulturaPrimeira Vista

Núcleo Museológico das Tricanas perpetua usos e costumes

Tricanas
O Núcleo Museológico das Tricanas de Ovar foi, esta manhã, inaugurado, no edifício sede do Grupo Folclórico, em Guilhovai. António Oliveira, da direcção do grupo, disse que “este era um sonho com 20 anos que agora chegou a um final feliz com esta inauguração”. Um momento de festa apenas possível, recordou, “graças a muitas pessoas, empresas e executivos camarários, desde Armando França até Salvador malheiro, passando por Manuel de Oliveira, que nos ajudaram”.

Mais recentemente, lembrou, “avançou-se num ano o que não tinha sido possível em muitos anteriores”, dirigindo ainda uma palavra de agradecimento aos técnicos da Divisão de Cultura do Município e ao presidente da União das Freguesias de Ovar, Bruno Oliveira, pelo apoio prestado.

O dirigente explicou ainda o que mostra a exposição que vai estar patente até Junho do ano que vem: “Uma mostra do espólio recolhido pela associação que retrata as vivências das populações de Sande, Guilhovai e Cimo de Vila ao longo dos anos”.

Apelando a quem tem peças antigas que as ofereça ao museu da colectividade, no sentido de serem recolhidas, tratadas e devidamente preservadas, António Oliveira referiu que, neste momento,  “apenas se encontra exposto parte do espólio que possui”.

nucleo museuO presidente da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO), Bruno Oliveira, lembrou os tempos em que no edifício do Núcelo Museológico funcionava uma escola primária que frequentou em criança. “O momento que perpetuamos aqui só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Ovar e da UFO, porque sabemos que esta era uma reivindicação desta população”. O autarca não tem dúvidas de que “o museu será uma mais-valia para estes lugares”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, viveu-se “um dia histórico”, na medida em que “só conseguimos ser uma comunidade com futuro se fizermos o reconhecimento do nosso passado”. No Núcleo Museológico das Tricanas de Ovar, “temos o nosso legado e temos que ter orgulho nele”.

Para o autarca, “esta era uma pretensão de uma comunidade dinâmica e trabalhadora e foi com o maior prazer que ajudamos a concretizar este sonho”.

O Núcleo Museológico do Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar” original foi criado em 2005 pelo Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar”, fundado, por sua vez, em 1979, e agrega um conjunto de infraestruturas rurais que foram alvo de um processo de reabilitação e museografização.

Tem como missão a salvaguarda do património material e imaterial das gentes de S. João de Ovar, promovendo o seu estudo, a recolha, a preservação e divulgação dos bens culturais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo