Cultura

O cinema continua em Avanca à quinta-feira

Esta semana, o Cine Clube de Avanca continua a sua programação das quintas feiras à noite, no Cine Teatro de Estarreja, de forma online, promovendo a exibição de curtas metragens sempre às quintas – feiras, às 21h30.

O quarto filme é já esta quinta-feira 23 de abril, com o documentário “Aves Paixão Europeia” de Lardyanne Pimentel.

O documentário faz um recorte visual de uma realidade pouco conhecida. Relatos surpreendentes que permitem a imersão do expectador num universo de fascínio materializado na prática de criar e de observar aves. Um cenário pitoresco que traz à tona uma diversidade de aves exóticas, de feiras populares, de emoções e de contrastes.

A paixão pelas aves rompe fronteiras, levanta questões ambientais, movimenta economias e grupos sociais. O filme apresenta criadores, comerciantes, irregularidades e algumas das principais feiras de aves que acontecem na Europa, como o Mercado de Aves de Zwolle, na Holanda.

Lardyanne Pimentel, sendo doutorada em Media Artes, possui mestrado em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro em 2014, onde com os colegas realizou o documentário “Sexo sem idade”.

Este filme gerou vários debates em Portugal e no Brasil, tanto na imprensa escrita como na televisão. Tendo passado pelo teatro, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, tendo ali desenvolvido investigação sobre a preservação da Arte Colonial Brasileira.

Rodado em Portugal, mas também na Bélgica, Holanda e França, este filme foi desenvolvido no âmbito de um mestrado na Universidade de Aveiro.

As “Quintas de Cinema” são uma programação do Cine Clube de Avanca em colaboração com o Cine Teatro e Município de Estarreja e o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo