LocalPrimeira Vista

“O impacto da erosão costeira em Portugal”

No inverno de 2013-2014 a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens — as praias portuguesas estão a perder areias! Por vários factores.

E a informação que nos chega parece não ser suficiente para a compreensão de todos estes fenómenos. Torná-la melhor e acessível a todos é fundamental, numa altura em que a comunidade científica debate os problemas da erosão e as suas causas.

“Deriva Litoral – O impacto da erosão costeira em Portugal” é um documentário realizado por Sofia Barata e acompanhada por vários investigadores da temática, um dos quais o ovarense Carlos Coelho, e que será exibido no âmbito do “Ciclone de Conferências”, do Ambiente Imagens Dispersas, dos Amigos do Cáster..

Depois da visualização deste documentário – Domingo, 13 de Novembro, pelas 10 horas – a realizadora Sofia Barata e o Professor Carlos Coelho lançarão algumas notas que poderão ser o mote de uma breve conversa sobre este tema entre a assistência e os nossos convidados.

Sofia Barata nasceu em 1976 em Lisboa. Licenciou-se em Relações Públicas e Publicidade e concluiu o mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro. Em 2000, na RTP, iniciou o seu percurso como editora de vídeo. No mesmo ano, integrou a equipa fundadora da SIC Online, como designer de conteúdos de entretenimento. Em 2003, apresentou um programa de tecnologia, na SIC Radical.
Foi gestora de conteúdos na SIC Indoor até final de 2008. Desde 2009, na Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, dedica-se a conteúdos de promoção da cultura científica e tecnológica. Realizou, para a SIC K, um magazine de ciência:
“Fabrika, ciência a brincar” com nomeações internacionais. Produziu e pós-produziu histórias narradas para a rádio Terra Nova. Em 2012 estreou “Ruga”, uma curta metragem correalizada com Miguel Serra, premiada em mostras e festivais de cinema. Colaborou em workshops no Festival de Cinema de Avanca. Como realizadora de longa metragem estreou-se em 2016 com o documentário “Deriva Litoral”, que produziu e realizou… sempre apreciou este género e resolveu conciliá-lo com a comunicação de ciência.

Carlos Coelho é professor auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, onde completou, em 2005, o Doutoramento em Engenharia Civil, na área da Engenharia Costeira. É responsável por diversas Unidades Curriculares no domínio da Hidráulica do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, da Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido investigação na área do transporte sedimentar, geomorfologia e protecção costeira – previsões a médio e longo termo, modelação numérica, classificação de vulnerabilidade e risco das zonas costeiras e planeamento e gestão integrada das zonas costeiras. (…) Colabora em trabalhos de consultadoria ao exterior, na elaboração de estudos de ordenamento costeiro, dinâmica sedimentar e comportamento hidrológico.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo