Cultura

SV Pereira: Sol d’Alma estreia "As Pupilas do Senhor Reitor"

O Sol d’Alma – Associação de Teatro Amador, vai estrear a sua nova produção de teatro, no próximo dia 23 de Novembro “As Pupilas do Senhor Reitor”, de autoria de Júlio Dinis, adaptado e encenado por Leandro Ribeiro.

O trabalho foi adaptado e encenado por Leandro Ribeiro, com figurinos e cenários de Marta Baldaia, sendo o elenco composto por cerca de 20 atores, entre jovens e adultos, que darão vida a diferentes personagens típicas da vila de Ovar, baseando-se em linguagem e costumes característicos da segunda metade do século XIX.

Júlio Dinis escreve parte desta história em Ovar, aquando da sua permanência em casa de sua tia Rosa Zagalo, atualmente o Museu Júlio Dinis – Uma casa Ovarense.

Nesta adaptação ao teatro, Leandro Ribeiro destaca as figuras daquela época, mais típicas de Ovar, dando-lhes um caracter cómico, nomeadamente, o médico João Semana; o proprietário de uma mercearia, João da Esquina e duas beatas, Ti’Custódia e Ti’Tomásia.

Esta peça tem ainda a particularidade, de enquadrar a vida de Júlio Dinis, quando permaneceu em Ovar, recorrendo a figuras reais, tais como o próprio Júlio Dinis, a Tia Rosa Zagalo, a sua sobrinha Anita e Ana Simões, por quem se suspeita ter tido um romance.

Trata-se de um espetáculo que vem homenagear Júlio Dinis, este grande nome da literatura portuguesa, de origem vareira, fazendo realçar também, o nome da cidade de Ovar.

“As pupilas do senhor reitor”, conta a história de Margarida e Clara e os seus romances com os filhos de José das Dornas: Daniel e Pedro. Amores marcados por um cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, ainda hoje típica dos nossos dias.

O reitor descobre o inocente namoro de Daniel com a pastorinha Margarida (Guida). O pai, José das Dornas, decide então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois, Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, conserva ainda seu amor pelo rapaz, mas ele, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante e já nem se lembra da pequena Guida.

A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida. O jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade da situação. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista em sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreendidos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã. Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida.

FICHA TÉCNICA:
JÚLIO DINIS – Autoria.
LEANDRO RIBEIRO – Adaptação, Encenação e Cenografia.
MARTA BALDAIA – Design gráfico, Design e execução de figurinos.

DATAS DE ESPETÁCULOS:
23 de Novembro – Sábado – 21:30h
24 de Novembro – Domingo – 16:30h
01 de Dezembro – Domingo – 16:00h
06 de Dezembro – Sexta-feira – 21:30h
07 de Dezembro – Sábado – 21:30h

LOCAL:
Sede do SOL d’Alma, no edifício da Junta de Freguesia de S. Vicente de Pereira.

Reservas dos bilhetes em [email protected] ou pelo 933891717

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo