CulturaPrimeira Vista

O veterinário que pinta a vida rural

Jorge Bacelar é veterinário na Murtosa – até foi candidato às últimas autárquicas. É a ele que recorre a população daquela vila rural quando os animais adoecem. Não admira que conheça os cantos a quase todas as casas, dada a longa convivência que mantém com as gentes da terra.

“São amigos”, conta ele, numa das inúmeras entrevistas que tem dado. Como os murtoseiros têm sempre as portas abertas, não admira que o seu tipo de fotografia privilegie o interior. “Tiro fotografias às pessoas dentro de casa ou nos estábulos. Para isso tem que haver uma certa cumplicidade e amizade”.

Na sua biografia, o veterinário descreve as suas fotografias como tendo “uma qualidade crua” que “permitem aceder a um mundo que poucos conhecem”. É aquele mundo longe dos grandes centros urbanos, mais perto da pureza natural, dos limões com um cheiro que viaja pelo ar e das fogueiras que amornam a sopa de pedra. E é um mundo intimista que chegou à Internet pelas mãos deste veterinário.

O trabalho de Jorge Bacelar pode ser comprado na sua página Fine Art Portugal mas também pode ser apreciada em pleno Facebook através da página Murtosa Tube. Em 2016, Jorge Bacelar integrou uma equipa da World Photographic Cup, de onde saiu com medalha de bronze. Mereceu duas distinções na competição Fotógrafo Europeu do Ano 2016 e foi seleccionado como finalista do concurso Hamdan International Photography Award em duas categorias. Arrecadou também a taça europeia no “2016 OIE Photo Competition”, que distingue um fotógrafo por continente e, mais recentemente, venceu o “Remarkable Award” em Itália no concurso “Siena International Photography Awards 2016”.

Depois de um período de “namoro”, expõe no Museu de Ovar alguns dos seus mais fascinantes trabalhos. Não perca.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo