Primeira VistaSaúde

“Verão com Prevenção” promove comportamentos responsáveis de exposição solar

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) inicia o périplo pelos locais da região Centro – praias fluviais e oceânicas e zonas urbanas de cidades – já esta quinta-feira, em Aveiro, na Praia de S. Jacinto, passando pelo concelho de Ovar em Agosto (ver em baixo). O objetivo é sensibilizar, em particular os mais novos, para os cuidados a ter na exposição excessiva e prolongada ao sol, bem como promover hábitos saudáveis neste âmbito.

O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa do NRC.LPCC – que conta com o apoio dos voluntários da Instituição, em colaboração com os municípios e capitanias marítimas – que se destina ao público em geral, interessado em saber mais sobre a exposição solar segura, mas, particularmente, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. As atividades que irão realizar-se são de caráter lúdico e pedagógico e têm por base temas como as cinco regras de ouro da exposição solar segura e os sinais de alerta para o cancro da pele.

As ações decorrem, na maioria dos casos, com o apoio de uma unidade móvel (Airstream). Paralelamente, por forma a participar em iniciativas locais já programadas pelas autarquias e chegar a praias inacessíveis à Airstream, a iniciativa será dinamizada, também, noutros locais.

O cancro da pele pode ser detetado precocemente e o principal fator de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem fatores de proteção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1500 dos quais são melanomas.

Abaixo, o calendário com os locais, da região Centro, onde será dinamizada a campanha “Verão com Prevenção”:

Julho

Dia 6 – Praia de S. Jacinto (Aveiro) – no âmbito das atividades bandeira azul, em colaboração com o Município de Aveiro

Dia 10 – Praia da Vieira (Marinha Grande)

Dia 14 – Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)

Dia 18 – Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)

Dia 22 – Praia do Pedrogão (Leiria)

Dias 23 e 24 – Praia da Vieira (Marinha Grande)

Dia 25 – Largo do Cardal, Pombal (Pombal)

Dia 26 – Parque Verde (Coimbra)

Dia 29 – Praia da Costa de Lavos (Figueira da Foz)

Dias 29 e 30 – Praia de Poço de Corga (Castanheira de Pera)

Dia 31 – Praia de Quiaios (Figueira da Foz)

 

Agosto

Dia 1 – Praia da Vagueira (Vagos)

Dias 2 e 3 – Praia do Furadouro (Ovar)

Dia 5 – Praia Fluvial de Peneda (Góis)

Dias 4 a 6 – Praia da Barra (Ílhavo)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo