CulturaPrimeira Vista

Os Reis de novo nas ruas a Cantar

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Cumprindo a secular tradição, os Reis estão de novo nas ruas de Ovar para desejar a todos um Bom Ano de 2019 com toadas harmoniosas.

Depois das ruas, praças, estabelecimentos comerciais e espaços públicos, o Cantar os Reis culminará com o tradicional Encontro de Troupes de Reis Infantis e Troupes de Reis de Adultos, nos dias 05 e 06 de janeiro, às 15h30 e 20h30 horas, respectivamente, no Centro de Arte de Ovar.

As Troupes de Reis em Ovar, anualmente, criam e apresentam letras e músicas originais, num trabalho centenário que merece ser reconhecido. Assim, no final de 2016, a Câmara Municipal de Ovar submeteu com sucesso a candidatura a Património Cultural Imaterial, considerando que, apesar de partilhar algumas características com outras práticas em Portugal e na Europa, designadas de “Cantar os Reis” ou “Cantar as Janeiras”, em Ovar esta prática sofreu, ao longo dos anos, um processo de codificação artística, social e performativa, considerada diferenciadora, uma vez que adquiriu um recorte cultural próprio, sofisticado ao nível da composição musical e poética, e especializado ao nível da performance.

Na Foto: Troupe de Reis Os Velhos, em finais do Século XIX.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo