Política

Ovar celebrou Abril em comunidade e em diferentes palcos do concelho

Comemorações encerraram a 30 de abril

 

Liberdade, igualdade, justiça social e solidariedade. Saúde, habitação, cultura e educação. O Município de Ovar celebrou os valores e as conquistas de Abril com uma dezena de ações que se prolongaram até 30 de abril. As principais comemorações concentraram-se no dia 25 de Abril, num programa com vários palcos no concelho e que contou com uma forte adesão da comunidade.

Simbolicamente, aos munícipes foram entregues sementes de cravos e um desafio: Semear a Liberdade e florir Abril, a cada dia. “Que as sementes dos cravos que aqui distribuímos possam florir e crescer, livremente, na nossa Terra. Uma Terra coesa, sustentável e amiga das Pessoas. Viva o 25 de Abril. Viva o Município de Ovar”, desejou Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Honrar os valores de Abril é exercer o poder local “de forma dialogante e com todos e tendo como prioridades as pessoas, as famílias, as empresas e coletividades, a nossa terra”, referiu Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, fazendo referência a um “concelho mais empreendedor e mais empregador, mais inclusivo e socialmente mais justo” e deixando exemplos claros do trabalho realizado, em diferentes áreas: Na Habitação, com a Estratégia Local de Habitação que decorre a bom ritmo e é um exemplo nacional; no Ambiente, sendo Ovar um município pioneiro na recolha e tratamento de resíduos, em especial dos biorresíduos; no Desenvolvimento Social, sendo uma autarquia familiarmente responsável, uma cidade amiga das crianças, que cuida dos cuidadores, dos seniores e põe os jovens no centro das prioridades e na Cultura e Desporto com propostas inclusivas, diversificadas e descentralizadas.

Em comunidade e em diferentes palcos do concelho, foi assim que se viveu o 25 de Abril em Ovar. As comemorações arrancaram com o hastear das bandeiras e guarda de honra pelas Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar, seguindo-se a sessão Solene Comemorativa da Assembleia Municipal de Ovar. O programa incluiu, ainda, a visita à empreitada de construção de 30 fogos no Sargaçal – Válega; a consignação da obra de valorização da defesa longitudinal aderente – Esmoriz/Cortegaça e a visita à empreitada de requalificação do edifício Esmoriztur.

No panorama cultural, destacaram-se a abertura oficial do Festival Literário “Gigantes Invisíveis”, a apresentação de “Dançar Abril”, pela Companhia Vareira e o Concerto da Banda “Canto da Liberdade”.

As comemorações contaram, ainda, com dois concertos no Centro de Arte de Ovar, Márcia, a 26 de abril e Sérgio Godinho e os Assessores, a 30 de abril, naquele que foi o encerramento das comemorações.

 

Botão Voltar ao Topo