LocalPrimeira Vista

Ovar cria Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo

Em sentido lato da definição de pessoa em situação de sem abrigo, Ovar é dos concelhos com mais pessoas identificadas nessa situação. Segundo dados da CCDR Centro, são 344 – englobando aqui as pessoas sem teto e as pessoas sem casa (por exemplo as comunidades de etnia cigana), o que o torna no concelho da zona centro com mais casos identificados.

Para fazer face a este problema, o Município de Ovar acaba de criar o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Ovar.

Os protocolos com as 13 entidades que integram esta nova estrutura foram assinados, nesta terça-feira, no Salão Nobre.

Este novo instrumento de intervenção social vai permitir criar respostas multidisciplinares e maximizar recursos, por forma a melhor assegurar a inclusão social e o acesso aos cuidados essenciais da população sem-abrigo.

O Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Ovar irá atuar a vários níveis, nomeadamente, na prevenção de situações de risco de sem abrigo, diagnóstico das situações, acompanhamento dos casos, qualificação e avaliação da intervenção. No caderno de encargos desta estrutura, está, entre outras ações, a criação de um sistema de recolha e partilha de informação que permita a existência de um diagnóstico social atualizado, assim como contribuir para a definição da estratégia de intervenção social, com vista à melhoria das respostas existentes e à implementação de respostas em falta.

“Com a criação do NPISA de Ovar, o Município de Ovar vem reforçar o trabalho que já tem vindo a desenvolver no terreno”, adianta Ana Cunha, vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, que destaca a importância da criação de redes e parcerias funcionais. “Este Núcleo integra 13 entidades da Rede Social, uma das quais a Câmara Municipal de Ovar que coordenará o Núcleo, garantindo um conhecimento profundo do território e também uma importante experiência acumulada, que nos permitirá encetar, juntos, respostas inovadoras, ajustadas e eficazes”.

Para além do Município de Ovar, que assume a coordenação, o Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo (NPISA) de Ovar é constituído pelo Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social I.P. (ISS); Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro; Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro; Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista; Centro Comunitário de Esmoriz; Centro Social e Paroquial de S. João de Ovar; Centro de Promoção Social do Furadouro; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Ovar; Fábrica da Igreja Paroquial de Ovar; Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira; Polícia de Segurança Pública de Ovar (PSP Ovar) e Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo