Covid-19

“Ovar é o verdadeiro exemplo do sucesso da cooperação” – Ordem dos Enfermeiros

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros visitou ontem o Hospital de Campanha de Ovar. Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, e Pedro Lopes, Presidente do
Conselho de Enfermagem Regional, visitaram ontem o Hospital de campanha de Ovar, conhecido como Anjo d’Ovar.

Os responsáveis da SRCentro testemunharam as condições disponibilizadas neste espaço, que entrou em funcionamento a 13 de Abril, sob coordenação do Hospital Dr. Francisco Zagalo.

“Ovar é o verdadeiro exemplo do sucesso da cooperação. Perante um desafio inesperado, a comunidade ovarense conseguiu unir-se em torno da protecção da vida e mostrou a Portugal que não há impossíveis”, reconheceu Ricardo Correia de Matos. “Quando falamos em descentralização ou em regionalização, temos de perceber que o sucesso das medidas reside na capacidade de liderar para o resultado. O que hoje vimos no hospital de campanha, Anjo d’ Ovar, é o resultado do esforço, dedicação, coragem e competência, de toda a equipa multidisciplinar”.

Neste momento, continuou, “com o R muito próximo de Zero e com apenas dois doentes internados, a intenção é desmobilizar, mas o conhecimento e a experiência servirão para continuar a melhorar os indicadores de saúde desta população”.

O dirigente mostrou-se “seguro que Ovar levará a discussão da regionalização ou descentralização, para um outro nível… e isto, devido ao trabalho desenvolvido por Salvador Malheiro e toda a sua equipa”.
“Na verdade, as autarquias serão sempre o motor de desenvolvimento das políticas de proximidade. E na saúde, este pressuposto ganha uma dimensão inabalável na vida de todos nós”, afirmou Ricardo Correia de Matos após a visita.

A acompanhar a comitiva da SRCentro estiveram presentes Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar; Júlia Oliveira, coordenadora clínica; e do Hospital de Ovar, o Presidente do Conselho
Directivo, Luís Miguel Ferreira; e a Enfermeira Directora, Mariana Pinto Fragateiro.

A Secção Regional Centro (SRCentro) é uma das cinco secções regionais que integram a Ordem dos Enfermeiros. Os seus órgãos directivos foram eleitos para o quadriénio de 2016 a 2019 e são presididos por Ricardo Jorge Correia de Matos.
Esta secção abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, tendo mais de 16.300 membros activos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta