Ovar Expande lança duas masterclasses e um ‘showcase’ sobre a escrita de canções
Manel Cruz, Afonso Cabral, The Legendary Tigerman, MaZela, Bia Maria, Ela Li, Lana Gasparøtti e IBSXJAUR atuam na sexta edição

Depois de revelar o cartaz musical que, nesta que é a sexta edição, o Ovar Expande – Escola de Artes e Ofícios, de 14 a 18 de outubro, conta com as atuações de Manel Cruz, Afonso Cabral, The Legendary Tigerman, MaZela, Bia Maria, Ela Li, Lana Gasparøtti e IBSXJAUR, o Município de Ovar acaba de anunciar duas masterclasses sobre a escrita de canções. Ambas, com a curadoria do GERADOR, serão dinamizadas por nomes amplamente reconhecidos no panorama musical: Carlos Tê e Luca Argel. Destaque, ainda, para aquele que será um dos destaques desta edição e que quer continuar a estreitar a relação com o público: um showcase, no exterior da Escola de Artes e Ofícios, que mostra como as letras ganham asas. Será o culminar da formação com Luca Argel.
“Palavra Cantada: Compor é contar” é a primeira masterclass, que, marcada para 14 de outubro, será conduzida por Luca Argel. O desafio passa por explorar processo de escrita e partir à descoberta de formas criativas de unir texto e melodia. A formação termina com um momento especial. Um showcase, pelas 18h00, no qual Luca Argel irá partilhar processos, desafios e inspirações que tem vivido neste ofício de escrever canções, num concerto intimista, que se realizará na parte exterior da Escola de Artes e Ofícios e que terá o rio Cáster como pano de fundo.
No dia seguinte, 15 de outubro, a masterclass será orientada por Carlos Tê, o autor de músicas que todos sabem de cor e que têm marcado diferentes gerações. “Palavras para outras vozes” é o mote da sessão que pretende provar que não é preciso ser músico para criar letras e, claro, dar as ferramentas certas para que as palavras se transforem em canções.
Ambas as formações arrancam às 15h00 e têm a duração de 150 minutos. A participação é gratuita, mas está limitada ao número de vagas. Os interessados devem contactar a Escola de Artes e Ofícios através de email: [email protected] ou telefone: 256 509 180.
O Ovar Expande mantém assim as três componentes que fazem deste um evento ímpar no panorama musical e na relação de proximidade com o público: formação, conversas e concertos.
No panorama musical, oito cantautores juntam-se para cantar a sexta edição do Ovar Expande. Os primeiros concertos acontecem na quinta, 16 de outubro. MaZela apresenta o seu EP de estreia, “Desgostos em Canções de Colo”, às 21h30.
Segue-se às 22h30, uma personalidade de culto no rock português. Falamos de Manel Cruz que ao EXPANDE traz um concerto intimista, no qual quer explorar as suas canções de forma mais crua e despida possível, numa busca pela beleza, sempre escondida atrás da fragilidade.
Na sexta-feira, 17 de outubro, o Ovar Expande promete mais três momentos em simbiose com o público entre a magia que implode nas salas Expande e Galeria. A noite arranca com Bia Maria, às 21h30, que traz, duas mãos cheias de novidades: são dez canções novas que compõem o álbum de estreia “Qualquer um Pode Cantar”. A ela juntar-se-á um coro local, resultado de uma residência artística.
Ela Li é a senhora que segue. Marcado para as 22h30, o concerto é um convite a conhecer um disco de emoções. “Choradeira” espelha a autenticidade e a maturidade do percurso da artista.
A noite encerra com Afonso Cabral, às 23h30. É para “Demorar”, mas saberá sempre a pouco. Em destaque o segundo álbum que tem merecido rasgados elogios da crítica e do público.
O último dia do EXPANDE, a 18 de outubro, arranca com o jazz dançante de Lana Gasparøtti. É a oportunidade de conhecer o álbum “Dimensions”. O concerto está marcado para as 21h30.
Segue-se IBSXJAUR, às 22h30, num concerto que marca a estreia do seu novo álbum “Sanity”.
Fechar de melhor forma seria impossível. Algures entre a música de dança e o punk. Algures entre os sintetizadores modulares e as guitarras. Algures entre o cru e o carnal. Algures entre o etéreo e as grandes orquestrações. O artista convida o público à (re)descoberta de um novo The Legendary Tigerman, às 23h30.
Quanto às conversas, o público voltará a ter a oportunidade de descobrir o lado de dentro do processo criativo, em momentos de partilha que poderão interagir diretamente com os artistas, num contexto inovador, mais dinâmico e participativo que em breve será revelado.