LocalPrimeira Vista

Ovar ganhou 539 eleitores desde 2017

Ovar, Aveiro e Murtosa e Ovar são os únicos concelhos do distrito de Aveiro que ganharam eleitores em comparação com o mesmo acto eleitoral de 2017. O mapa com o número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral foi publicado em Diário da República e permite concluir que nos 16 restantes municípios o número de eleitores é agora menor.

Ovar é o concelho que mais cresceu, contabilizando mais 539 potenciais eleitores em relação a 2017, Aveiro mais 114 e a Murtosa mais 223.

No total distrital, às eleições municipais de 26 de Setembro poderão comparecer 641.725 pessoas nas urnas – eram 647.323 há quatro anos, de acordo com os dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A quebra no número de eleitores regista-se na grande maioria dos 19 concelhos locais com a maior perda a verificar-se em Vale de Cambra, com menos 1.215 eleitores.

Por freguesias, destaca-se a União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira Jusã, no concelho de Ovar, com 26.982 registados. Do outro lado da tabela há diversas freguesias ou uniões de freguesia abaixo dos mil eleitores, destacando-se Covelo de Paivô/Janarde, em Arouca, com 188. Neste município do interior Norte do distrito são várias as freguesias com menos de um milhar de pessoas aptas a participar nas eleições de 2021: São Miguel do Mato, Alvarenga, Mansores, Urrô, Várzea, Cabreiros/Albergaria da Serra e Canelas/Espiunca. Na mesma situação existem freguesias de Águeda (Préstimo/Macieira de Alcoba), Sever do Vouga (Couto de Esteves), Vale de Cambra (Junqueira) e Aveiro (São Jacinto).

Santa Maria da Feira é, de longe, o município com mais pessoas recenseadas, acima das 125 mil, seguindo-se Aveiro, na casa das 70 mil, e de Oliveira de Azeméis, com pouco mais de 60 mil. No pólo oposto encontra-se a Murtosa, o único concelho local com menos de dez mil votantes inscritos – Sever do Vouga não está longe e o terceiro a contar do fim no número de eleitores é Castelo de Paiva.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo