LocalPrimeira Vista

Ovar reforça programa de combate à solidão dos idosos

A importância de combater a solidão e o isolamento das pessoas idosas a residirem sozinhas ou sem retaguarda familiar, levou a Câmara Municipal de Ovar a alargou o projecto de voluntariado “Menos Sós…Mais Nós”, lançando o programa “conectivIDADE”.

Através deste novo programa, para além das periódicas visitas de voluntários ao domicílio, os idosos passam a dispor de tablets adaptados às suas necessidades, como forma de promover a sua inclusão digital e o envelhecimento ativo no seu próprio domicílio.

Trata-se de uma plataforma digital simples e intuitiva, sendo especificamente concebida para ser acessível a todas as pessoas idosas do Município de Ovar.

Para beneficiar deste serviço gratuito ou solicitar uma demonstração, qualquer pessoa com mais de 65 anos pode ligar para o 256581387 ou inscrever-se no formulário https://forms.gle/a7sFUc7aQmDH2xwJA.

Para Ana Cunha, vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar, “estes projetos são relevante valor porque fazem a diferença na vida dos idosos e, por isso, decidimos inovar e reforçar os meios disponíveis para continuarmos ao lado dos nossos idosos e a prestar-lhes o apoio e os cuidados que eles precisam e merecem”.

Aproveitando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, que se celebra anualmente a 1 de outubro, a Câmara Municipal de Ovar promoveu e divulgou o programa “conectivIDADE” junto de pessoas idosas, sensibilizando-as para a adesão a esta nova iniciativa.

Recorde-se que o projecto “Menos Sós…Mais Nós: Equipas Locais de Voluntariado” é uma iniciativa do CLAS (Conselho Local de Ação Social) do Município de Ovar, constituindo um projecto de voluntariado de proximidade promovido pela Rede Social e pela Câmara Municipal. Através desse programa, os voluntários podem prestar auxílio à pessoa idosa nas seguintes atividades: companhia; escutar; ler; jogar; passear; promover a autonomia nas atividades de vida diária; apoio na interpretação e entrega de documentação em serviços; organizar medicação, entre outros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo