Cultura

“Arrifana com Alma” pleno de efemérides e celebrações

Contactado no passado mês de Outubro pela Junta de Freguesia de Arrifana e pelo Município da Feira, no sentido de ajudar a colocar a vila de Arrifana “no mapa”, o empresário Paulo Amorim de imediato se disponibilizou, “com muito gosto, com a produção do filme “O Massacre de Arrifana”, cuja temática são as invasões francesas”. A ideia avançou depressa e desdobra-se em vários pontos:

  • Arrifana com História : a estreia já teve entretanto lugar (no dia 01.12.2021) e o filme será doravante utilizado como ferramenta didáctica nas escolas da região. No fim de semana de 22, 23 e 24 de Abril terão entretanto lugar diversas iniciativas, desde a apresentação do Concurso do Pastel Napoleão, um concerto da Banda de Arrifana na Igreja Matriz, uma feirinha com artesanato, animação de rua, demonstração de aves de rapina, apresentação pública do filme “O Massacre de Arrifana”, com mesa redonda e debate, ranchos folclóricos, uma romagem ao Monumento da Guerra Peninsular, Eucaristia e encenação histórica.

“A vila de Arrifana tem uma história muito antiga e extraordinária, que importa preservar e divulgar”, salienta Paulo Amorim.

Outros projectos  cabem na marca mais abrangente ARRIFANA COM ALMA, em estreita união com o Município da Feira e a Junta de Freguesia e Arrifana:

  • Arrifana com Arte – Um evento cultural anual, em parceria com o maior escultor português da actualidade e nosso vizinho, Paulo Neves, um artista e ser humano excepcional, que desde logo se disponibilizou para apoiar, tendo já recebido, para a primeira edição, a amável cedência de instalações por parte do empresário Carlos Oliveira / Simaca (na Zona Industrial de Arrifana), num gesto de filantropia que merece o reconhecimento e a gratidão de todos os Arrifanenses.

Este evento anual visa apoiar artistas da áreas da pintura, escultura, arquitectura, fotografia e cinema e terá ampla divulgação nacional e internacional. A primeira edição será inaugurada no dia 30 de Abril e os primeiros artistas residentes serão o escultor Paulo Neves e o fotógrafo Frederico Martins. Decorrerá até ao  dia 3 de Julho e a entrada será gratuita. Para a inauguração, convidei as forças vivas de Arrifana, Bombeiros Voluntários (que em 15 de Junho comemoram 95 anos), Clube Desportivo Arrifanense (celebra em 2 de Abril 101 anos), Banda de Arrifana e Escuteiros, bem como o Padre de Arrifana e obviamente a Junta de Freguesia e o Executivo Municipal.

  • Arrifana com Flores – Um concurso para selecção anual dos jardins privados ou públicos (o tamanho não importa) mais bonitos de Arrifana. O objectivo principal desta iniciativa consiste em embelezar e inovar os jardins privados e públicos, janelas, varandas, espaços comerciais, de alojamento e de restauração e canteiros na via pública, em todo o perímetro da freguesia, promovendo uma nova imagem de Arrifana, sensibilizando os cidadãos para outra forma de sentir e viver a sua terra, fomentando o apego ao lugar, o fortalecimento da auto-estima e o reconhecimento dos valores locais, criando laços e comportamentos que perdurem no tempo.

Pretende-se também incentivar de forma notória o gosto pelos espaços verdes, tirando partido dos jardins de proximidade, proporcionando desse modo novas vivências e formas de estar, para além de um contributo claro para o aprofundamento da promoção do civismo e da consciência ambiental. Podem participar nesta iniciativa todos os residentes ou pessoas que possuam ou ocupem imóveis dentro da freguesia, a título individual ou colectivo (Condomínios) e todas as entidades públicas ou privadas que possuam ou ocupem imóveis na referida área.

O respectivo Regulamento, bem como a ficha de inscrição, serão anunciados publicamente dentro de dias. A inscrição (cujo prazo decorrerá até 30 de Abril) é gratuita e serão atribuídos prémios não só pecuniários mas também na forma de vales de produtos de jardinagem (plantas, fertilizantes, etc.).

  • Arrifana com Fé – O processo de beatificação da Santinha de Arrifana, Ana de Jesus Maria José de Magalhães, há demasiado tempo adiado. Ao mesmo tempo, está a ser certificado o “Caminho de Santiago”, pelo Município, sendo Arrifana justamente a porta de entrada. Estão igualmente em processo de certificação os “Caminhos de Fátima”.
  • Arrifana com Poesia – Sessões de Declamação de Poesia, a decorrerem na Granja do Outeiro, ao Largo da Guerra Peninsular.
  • Arrifana com Música – Sessões de Música de Câmara, a decorrerem também na Granja do Outeiro, ao Largo da Guerra Peninsular.
  • Arrifana com Voz – Arrifana já não conta com um jornal desde há 15 anos. Sendo hoje em dia notória a dificuldade de sobrevivência da imprensa, decidi contactar um grupo de empresários ligados de alguma forma a Arrifana, solicitando um apoio publicitário regular, a fim de conseguir viabilizar, com consistência e qualidade jornalística, um veículo editorial mensal, 100% dedicado a Arrifana. O valor mensal necessário é muito diminuto e entre todos, calha a cada empresa uma soma absolutamente marginal.

A criação da marca e logotipos relativos aos diversos projectos é da responsabilidade do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais do Município da Feira, dirigido por Gilda Sá, com a colaboração do designer José Vinhas. E salientar que os Vereadores Gil Ferreira (Cultura, Educação, Juventude e Turismo) e Mário Jorge Reis (Ambiente, Jardins, Espaços Veres, Paisagem Urbana e Desporto) acarinharam e apoiaram desde o início as iniciativas do projecto global ARRIFANA COM ALMA, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Arrifana, Ricardo Leite de Oliveira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo